Home Esportes Olímpicos Nadador tricampeão olímpico é suspenso por oito anos por destruir provas de próprio doping

Nadador tricampeão olímpico é suspenso por oito anos por destruir provas de próprio doping

Decisão do Tribunal de Arbitragem do Esporte, deixa o nadador chinês fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Aline Feitosa
Colaboradora do Torcedores.com.

O Tricampeão olímpico  de natação, Sun Yang, de 28 anos, foi suspenso por oito anos pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS), por ter destruído amostras durante um controle antidoping surpresa.  De acordo com o TAS, o atleta destruiu com um martelo amostras de sangue e urina durante uma visita em sua casa em setembro de 2018.  O tribunal também declarou que o atleta se recusou a cooperar com os coletores de amostra durante a visita.

PUBLICIDADE

” O atleta não conseguiu estabelecer que tinha uma justificativa convincente para destruir seus contêineres de coleta de amostras e renunciar ao controle de doping quando, em sua opinião, o protocolo de coleta não estava em conformidade.”  disse o comunicado do TAS.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Em declaração à imprensa local, o nadador considerou a punição injusta e anunciou que vai recorrer.

” Acredito firmemente na minha inocência. Vou fazer tudo para que o maior número possível de pessoas saiba a verdade.” disse o nadador .

O nadador enfrenta sua segunda suspenção, em 2014, enfrentou uma punição de três meses, por ter acusado uma substância  que era considerada estimulante.

PUBLICIDADE

A nova suspenção implica que o atleta 11 vezes campeão mundial, campeão dos jogos de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016) , fique fora das Olímpiadas em Tóquio, no Japão.

Sun Yang é considerado uma das grandes estrelas da natação, primeiro campeão olímpico chinês na modalidade. Ele ainda pode entrar com um recurso perante o tribunal federal suíço.

LEIA MAIS:

Katinka Hosszu fala sobre possível adiamento das Olimpíadas: “Pesadelo”

PUBLICIDADE

Atleta que disputou duas Olimpíadas pela Argentina morre aos 26 anos