Home Futebol Palmeiras cumpre promessa e dobra aproveitamento da base no Brasileirão de 2019 em sete jogos do Paulistão

Palmeiras cumpre promessa e dobra aproveitamento da base no Brasileirão de 2019 em sete jogos do Paulistão

A diretoria do Palmeiras já havia prometido aproveitar melhor a base do clube nesta temporada, usando o Paulistão como teste antes de buscar reforços pontuais para o elenco

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Palmeiras terminou a temporada de 2019 prometendo reformular seu elenco e aproveitar melhor os jovens da base em 2020 e, pelo menos até o momento, após sete jogos oficiais no ano – todos pelo Campeonato Paulista -, a equipe tem cumprido com o objetivo. Além de ter negociado nomes como Deyverson, Carlos Eduardo, Thiago Santos e Antônio Carlos, tem sido cada vez mais frequente ver nomes como Gabriel Menino, Patrick de Paula e Gabriel Veron em campo, e eles são todos das categorias de base. Uma variedade tão grande quanto o Slot Online Casino oferece a seus adeptos.

PUBLICIDADE

Ao todo, o técnico Vanderlei Luxemburgo já utilizou cinco jogadores revelados pela base do Palmeiras em 2020, contando com Victor Luis, que já havia subido ao profissional em 2014, e eles somam 1.355 minutos em campo em sete rodadas do Paulistão. Para efeito de comparação, durante as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2019, foram utilizados apenas dois jogadores da base, e eles somaram oito jogos e 520 minutos. Veja os dados:

CAMPEONATO BRASILEIRO (2019)

PUBLICIDADE

Victor Luiz (5 jogos) – 450 minutos
Gabriel Veron (3 jogos) – 70 minutos

CAMPEONATO PAULISTA (2020)

Victor Luis (6 jogos) – 455 minutos
Gabriel Menino (5 jogos) – 349 minutos
Gabriel Veron (5 jogos) – 305 minutos
Patrick de Paula (3 jogos) – 167 minutos
Wesley (2 jogos) – 79 minutos

— Ainda não estrearam: Alan (meia), Lucas Esteves (lateral-esquerdo), Ivan Angulo (atacante) e Vinicius Silvestre (goleiro).

PUBLICIDADE

A grande questão agora é saber se o aproveitamento da base continuará crescendo, afinal, com as chegadas do lateral-esquerdo Matías Viña e do atacante Rony, a tendência é que alguns jogadores percam espaço, como o próprio Victor Luis, que até então era o titular de Luxemburgo na lateral-esquerda, e Gabriel Veron e Wesley, que passam a  disputar posição com o novo camisa 11. Os reforços também ‘dificultam’ as estreias de Lucas Esteves e do colombiano Iván Angulo.

Além disso, no meio-campo, com o retorno de Bruno Henrique, a consolidação de Zé Rafael como segundo volante e com Ramires quando ele estiver 100%, Gabriel Menino e Patrick de Paula também podem perder espaço. No caso de Menino, no entanto, ele pode se manter no time pela sua polivalência e atuando na lateral-esquerda, já que Luxemburgo não pode contar com Marcos Rocha e Mayke, os dois nomes da posição, que estão no departamento médico do clube. Para o clássico contra o Santos, neste sábado (29), por exemplo, ele deve ser novamente titular.

GABRIEL VERON EM ALTA:

Na última semana o site Transfermarkt, especializado em mercado do futebol, atualizou o valor de mercado do atacante Gabriel Veron, que foi de sete para 25 milhões de euros (cerca de R$ 117,5 milhões, na cotação atual). Com isso, o jogador de 17 anos assumiu o posto de atleta mais valioso do elenco do Palmeiras e segundo jogador mais valioso do futebol brasileiro na atualidade, atrás apenas de Everton ‘Cebolinha’, do Grêmio, avaliado em 35 milhões de euros (R$ 164,5 milhões).

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Rony no Palmeiras se torna a 4ª contratação mais cara do futebol brasileiro em 2020; veja o top-10
Garotos da base e titulares de 2019: nove jogadores ainda não estrearam pelo Palmeiras no Paulistão