Home Tênis Patrícia Medrado é homenageada na Fed Cup

Patrícia Medrado é homenageada na Fed Cup

Atleta baiana foi condecorada pela ITF pelos seus resultados na competição por equipes

Matheus Dalcim
Jornalista pós-graduado em Esportes, apaixonado por futebol, tênis e Fórmula 1 desde criança. Atua desde 2014 como assessor de imprensa, e tem experiência na cobertura de competições e eventos esportivos como repórter freelancer.

Nascida em Salvador, Patrícia Medrado é um dos principais expoentes da história do tênis brasileiro. Mesmo que não tenha conquistado os títulos de Maria Esther Bueno ou Guga Kuerten, é ainda, após 30 anos de sua aposentadoria do circuito profissional, a dona de grandes marcas no esporte. Dentre os principais recordes, os 11 anos consecutivos como líder do ranking nacional de simples e o maior número de vitórias pelo Brasil na Federation Cup.

PUBLICIDADE

Como reconhecimento pelos resultados obtidos ao longo da carreira na competição por equipes, a baiana recebeu no último fim de semana uma homenagem da Federação Internacional de Tênis (ITF). A cerimônia aconteceu durante o intervalo dos jogos entre Brasil e Alemanha pelo mesmo torneio, em Florianópolis, onde a ex-atleta participava, inclusive, das transmissões da plataforma de streaming DAZN, como comentarista.

Após 14 anos de participação na Fed Cup, de 1975 a 1989, Medrado é a tenista brasileira com o maior número de convocações (39) e vitórias (30) defendendo o país na história do torneio. Em simples, é também a recordista com retrospecto de 18 triunfos e 19 derrotas. Em 1982, Patrícia compôs ainda o time que chegou às quartas de final, igualando o melhor resultado do Brasil na competição, obtido em 1965, ano da estreia brasileira na Copa do Mundo feminina de tênis.

“Fiquei surpresa e feliz pela homenagem. Fui para comentar os jogos e não esperava esse lindo troféu. Vivi muito o clima da Fed Cup ao longo da minha carreira e digo que é um dos eventos mais emocionantes do circuito, por termos a oportunidade rara de jogar em equipe pelos nossos países. Ser reconhecida pela entidade máxima do tênis internacional pelos resultados e dedicação me enche de orgulho”, comentou após a cerimônia.

PUBLICIDADE

Além desses números impressionantes defendendo o Brasil, Patrícia Medrado tem como um de seus grandes feitos a conquista da medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México. Sete anos mais tarde, chegaria às quartas de final de Wimbledon na chave duplas, ao lado da compatriota e amiga Claudia Monteiro. Juntas, bateram na segunda rodada daquele torneio ninguém menos do que a lenda norte-americana Billie Jean King e sua parceira Ilana Kloss, da África do Sul.