Home Automobilismo Porsche: “Usamos a Fórmula E como plataforma de desenvolvimento”

Porsche: “Usamos a Fórmula E como plataforma de desenvolvimento”

Pascal Zurlinden, chefe da TAG Heuer Porsche na Fórmula E, explicou o trabalho conjunto realizado pelo fabricante alemão entre sua equipe de corrida e a fábrica de carros de rua

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Desde o início, as corridas funcionam como um laboratório para desenvolver idéias e tecnologias para os carros que se pode dirigir diariamente, e na Fórmula E essa premissa é 100% verdadeira, pois é um processo em constante crescimento.

PUBLICIDADE

Automobilismo de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

E foi exatamente isso o expressado por Pascal Zurlinden, um dos líderes da equipe oficial da Porsche que estreou na temporada 2019/20 no campeonato elétrico para se juntar à briga com outros gigantes do setor.

“A eletromobilidade é algo completamente novo, como dissemos, nossa campanha começou do zero, porque é completamente diferente. Não se trata de fazer o melhor tempo de volta, é sobre quanta energia você gasta em cada volta para chegar à primeira posição quando a bandeira cair após 45 minutos e uma volta da corrida”, disse ele.

PUBLICIDADE

“Usamos a Fórmula E como plataforma de desenvolvimento, há trocas semanais entre nossos desenvolvedores do programa de Fórmula E e os de carros de rua. São motores elétricos, trens de transmissão, software e gerenciamento de energia. Ambas as partes podem aprender muito uma com a outra.”

“Aprofundando-se nos benefícios que a Fórmula E oferece para carros de rua, Zurlinden explicou: “Estamos à procura de tecnologias futuras, que chegarão em algum momento. Também podemos testar alguns parâmetros que provavelmente não seriam possíveis em um carro de estrada tão rápido quanto o que podemos fazer aqui.”

“Portanto, esta é uma vantagem, avançamos mais rápido. Se você olhar para os motores, o desenvolvimento está atingindo limites extremos devido aos avanços das pessoas que os estudam. A eletromobilidade é apenas um começo agora.”

A Porsche estreou na Fórmula E, conquistando o segundo lugar com André Lotterer na rodada inaugural em Ad Diriyah em novembro passado, mas isso não mudou os objetivos da equipe.

PUBLICIDADE

“Estamos todos surpresos, foi uma surpresa positiva alcançar o nosso objetivo do final da temporada já na primeira corrida. A expectativa não mudou, queremos fazê-lo novamente o mais rápido possível, essa é a expectativa”, disse Zurlinden.

Atualmente a Fórmula E está em sua sexta temporada. Após três etapas, a liderança do campeonato de pilotos é do belga Stoffel Vandoorne, enquanto a BMW i Andretti Motorsport lidera entre as equipes. A próxima etapa será no dia 15 de fevereiro, na Cidade do México.

LEIA MAIS:
Fórmula E apresenta nova versão do Gen 2 para a sétima temporada
Fórmula E: novidade do calendário, ePrix de Jacarta ganha novo contratempo