Home Futebol Quatro volantes? Edenilson apoia Coudet e pede para os críticos abrirem a mente: “Não somos um time defensivo”

Quatro volantes? Edenilson apoia Coudet e pede para os críticos abrirem a mente: “Não somos um time defensivo”

Volante colorado conversou com exclusividade com a reportagem do Torcedores.com nesta terça-feira

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Apesar das críticas sofridas por setores da imprensa após o 0x0 no Chile, contra a Universidad de Chile, na semana passada, o técnico Eduardo Coudet manteve a sua convicção e não alterou a escalação para o duelo de volta desta terça-feira, vencido por 2×0 no Beira-Rio, pela volta da segunda fase da pré-Libertadores. Musto, Lindoso, Edenilson e Patrick seguiram em campo e ajudaram o time a alternar entre 65 e 70% de posse de bola, sem quase ser assustado na defesa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nomes de peso da imprensa do eixo Rio-São Paulo como André Rizek, do SporTV e Fabio Sormani, do Fox Sports, criticaram o suposto uso de um sistema de “quatro volantes”. Na crônica gaúcha, jornalistas do Correio do Povo como Juremir Machado da Silva e Hiltor Mombach também desaprovaram e até criaram o irônico apelido de “retrancoudet”.

Após a vitória de 2×0 desta terça, a reportagem do Torcedores se dirigiu a um dos elementos do “quarteto” e quis saber, de Edenilson, se ele se considerava um “volante” no sistema de Coudet.

PUBLICIDADE

Torcedores.com: “Edenilson, o Coudet repetiu hoje a mesma escalação do jogo no Chile. Lá ele recebeu críticas por supostamente ter escalado quatro volantes. Como você viu essas críticas? Você se sente um volante em campo?”

Edenilson: “Eu acho que a gente tem que abrir um pouco a mente. Assim como ele está abrindo a nossa. É muito fácil falar que estamos jogando com quatro volantes e não dizer que estamos jogando com quatro meio-campistas que podem desempenhar as quatro funções ou até mais. Então, ao invés de jogar com dois volantes lateralizados, jogamos ao contrário, com Musto e Lindoso. São conceitos novos que sempre são bem-vindos quando são colocados à mostra. Tem dado resultado. Nenhum momento somos uma equipe defensiva. Somos uma equipe física e tecnicamente também temos bons jogadores”.

Coudet dá explicação sobre o seu sistema de jogo

Pela primeira vez, Eduardo Coudet entrou no tema “quatro volantes” e também reagiu com certa surpresa a este entendimento de parte da imprensa.

Na coletiva, ele aproveitou a pergunta de um dos repórteres presentes, que citou que, em dado momento do jogo, só o goleiro Marcelo Lomba estava no campo de defesa e os 10 atletas de linha estava dentro do campo do adversário.

PUBLICIDADE

“Vim para o Brasil aprender com grandes treinadores, mas também ensinar. Não acho que entendo mais de futebol do que vocês, mas a diferença é que estou com os jogadores no dia a dia. Vejo que alguns de vocês têm falado que estou jogando com quatro volantes. Bom, como agora mesmo foi falado, teve momento no jogo que estávamos com 10 da metade do campo pra frente. Certamente alguns se tornaram meias, outros centrais. Os laterais viraram pontas ou extremas”, explicou.

No sábado, a partir das 16h30, o Inter recebe o Grêmio pela semi do primeiro turno do Gauchão. E, já no meio da semana que vem, visita o Tolima na Colômbia pela ida da terceira fase da pré-Libertadores.

VEJA MAIS – O apoio da torcida colorada na vitória de 2×0 sobre a Universidad de Chile:

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Rodinei vibra com classificação e se “assusta” ao saber da sequência de jogos pela frente: “Fiquei até cansado agora”

Como um raio! Marcos Guilherme define alegria após golaço e classificação do Inter: “Extrema importância”

Siga o autor:

No YouTube

PUBLICIDADE

No Instagram