Home Futebol Relembre os títulos de Valdir Espinosa; falecido aos 72 anos e campeão da Libertadores e do Mundo

Relembre os títulos de Valdir Espinosa; falecido aos 72 anos e campeão da Libertadores e do Mundo

Ex-técnico campeão do Mundo estava internado e não resistiu.

Walter Niyama
Jornalista formado pela ESPM-SP, possui passagens pelo Diário do Centro do Mundo e já trabalhou na assessoria de imprensa da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo. Também tem textos escritos para o site Eu Quero Investir. É idealizador do site de jornalismo Converge e colunista no Nerdssauros. É também autor de três romances publicados.

Morreu na quinta-feira (27) de hoje o ex-técnico Valdir Espinosa. Ele estava trabalhando como gerente de futebol do Botafogo, mas precisou passar por uma cirurgia na região do abdômen no dia 17. Foi então internado novamente devido a complicações no dia 20 e infelizmente não se recuperou.

PUBLICIDADE

Valdir atuou como lateral-direito, mas se destacou mesmo como técnico. Especialmente pelo Grêmio, com o qual foi campeão da Libertadores da América.

Relembre os títulos de sua carreira:

PUBLICIDADE

Grêmio 

Copa Libertadores da América 1983; Copa Intercontinental 1983; Troféu CEL 1983; Copa Los Angeles 1983; Campeonato Gaúcho 1986; e Copa do Brasil 2016.

Em 1983 Valdir Espinosa comandou o time gaúcho que seria não apenas campeão da América em 83, como também campeão do Mundo, visto que a Copa Intercontinental era disputada pelo campeão da Libertadores e o campeão da Champions League. No mesmo ano ele venceu o amistoso Troféu Cell e a Copa Los Angeles, uma competição de partida única realizada só uma vez.

Ele ainda conquistou o campeonato estadual em 1986 e foi campeão com o Grêmio da Copa do Brasil de 2016 como coordenador técnico. Quem comandou o time nessa edição foi Renato Gaúcho.

PUBLICIDADE

Botafogo 

Taça Rio 1989; e Campeonato Carioca 1989

O título estadual de 89 foi muito importante na história do Botafogo por impor um fim de 21 anos sem títulos. Foi considerado o começo de uma nova era para o time. No mesmo ano eles conquistariam a Taça Rio, o segundo turno da competição.

Outros clubes

PUBLICIDADE

Valdir Espinosa tem uma vasta passagem por times brasileiros. Entre os títulos conquistados fora do Botafogo e do Grêmio estão Campeonato Paranaense 1981 e Campeonato do Interior Paranaense 1981 (Londrina); Torneio de Verão de Nova Friburgo 1990 (Flamengo); Torneio Início Paulista 1996 (Portuguesa); Supercampeonato Paranaense de Futebol 2002 (Atlético-PR); Campeonato Brasiliense 2005 (Brasiliense); Campeonato Cearense 1980 (Ceará); e Campeonato do Interior 1979 (Esportivo).

Estrangeiro

Em clubes fora do Brasil, Espinosa acumulou títulos pelo Cerro Porteño (Campeonato Paraguaio 1987, 1992 e 1994). Pelo Al-Hilal (Campeonato Saudita 1985). E pelo Tokyo Verdy (Copa do Imperador 1997).

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Personalidades lamentam morte de Valdir Espinosa

Morre Valdir Espinosa, campeão mundial pelo Grêmio e carioca no Botafogo

Valdir Espinosa: “O Grêmio é o primeiro clube gaúcho campeão do mundo”

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

PUBLICIDADE