Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos modernos, o revezamento da tocha começará nas mãos de uma mulher. A escolha foi do Comitê Olímpico da Grécia, que selecionou a atiradora grega Anna Korakaki, de 23 anos, para iniciar o percurso da chama olímpica. Ela ganhou a medalha de ouro da modalidade de 25 metros na última Olimpíada, realizada no Rio de Janeiro.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Em toda Olimpíada um atleta grego é escolhido para iniciar a trajetória da tocha, sendo uma tradição que remete ao berço dos jogos. O trajeto começa no dia 12 de março, após uma cerimônia na tradicional cidade de Olímpia, na Grécia. Nessa edição o objeto será aceso por uma atriz, na figura de uma sacerdotisa, que entregará na sequência para Anna Korakaki.
“Extremamente honrada e tocada! Que grande honra isso é, já que pela primeira vez na história uma mulher vai carregar a tocha olímpica da antiga Olímpia, onde sua jornada pelo mundo começa, até chegar ao estádio Olímpico de Tóquio em 24 de julho, para XXII Olímpiada”, comemorou a atiradora em suas redes sociais.
O artefato passará na sequência para as mãos da corredora japonesa Mizuki Noguchi, campeã na maratona dos jogos de Atenas 2004. Outros dois campeões japoneses carregarão o objeto com ela: o judoca Tadahiro Nomura e a lutadora Sasori Yoshida. A medalhista grega Ekatemi Stefanidi receberá a tocha posteriormente e entregará ao comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, no estádio Panatenaico, em Atenas.
LEIA MAIS: