Se não bastasse o fato de ter caído logo na primeira fase, a queda do Fluminense para o Unión La Calera, do Chile, tem um peso maior para os tricolores. Eliminado da Copa Sul-Americana, o clube reencontra uma sina que o persegue: o Tricolor segue sem conquistar uma taça internacional.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Desta vez, o caminho do Fluminense em busca de conquista primeira taça internacional foi curta: a equipe do técnico Odair Hellmann foi eliminada logo na primeira fase. Com a queda, essa foi a pior participação do Tricolor em Copas Sul-Americanas – o clube já participou nove vezes da competição.
Nesses 117 anos de história, a equipe carioca bateu passou perto de conquistar um troféu internacional por pelo menos duas vezes. Em 2008, o Fluminense foi vice-campeão da Copa Libertadores, derrotado pela LDU; no ano seguinte, os tricolores voltaram a ser derrotados pelos equatorianos, desta vez na decisão da Sul-Americana.
O clube, no entanto, reivindica a oficialização da Copa Rio Intercontinental de 1952, torneio que teve a participação de outros times da América do Sul e também de representantes europeus. A Copa Rio Intercontinental, além de não existir mais, não é considerada um campeonato oficial. Os tricolores lutam para que o torneio seja reconhecido como Mundial – assim como o Palmeiras.
Rivais cariocas possuem conquistas internacionais
Enquanto o Fluminense está na fila por um título internacional, os três principais rivais do Rio de Janeiro possuem conquistas para além das fronteiras do Brasil. O Flamengo é campeão do Mundial, bicampeão da Libertadores e dono de um título da antiga Copa Mercosul; o Vasco é campeão da Libertadores e da antiga Copa Mercosul; o Botafogo é dono de uma taça da também antiga Copa Conmebol.
Nota da redação: a Copa Conmebol e a Mercosul foram torneios organizados oficialmente pela Conmebol e também foram precursores da atual Copa Sul-Americana.
LEIA MAIS
Fluminense deixa de ganhar mais de R$ 1 milhão com queda na Sul-Americana

