Home Esportes Olímpicos Tóquio inaugura ginásio do vôlei para os Jogos Olímpicos

Tóquio inaugura ginásio do vôlei para os Jogos Olímpicos

Ariake Arena vai receber jogos de vôlei nas Olimpíadas e do basquete em cadeira de rodas nas Paralimpíadas. Ginásio ficou pronto ainda em dezembro

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

A cidade de Tóquio inaugurou neste domingo (2) mais uma arena para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Trata-se da Arena Ariake, que vai receber os jogos do vôlei masculino e feminino nas Olimpíadas. Além disso, o ginásio vai receber partidas do basquete em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos. Vale lembrar que os Jogos Paralímpicos acontecem logo depois das Olimpíadas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!  Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com dados oficiais, a arena custou 340 milhões de dólares. A equipe japonesa feminina de vôlei participou da inauguração do ginásio. A abertura contou ainda com a presença da governadora de Tóquio, Yuriko Koyke. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, o ginásio vai receber a primeira competição. Será a Tokyo Challenge Cup, que contará com a presença das seleções de Japão, Austrália, China e Coreia do Sul.

Dessa forma, agora Tóquio está com quase todas as instalações prontas para os Jogos Olímpicos. Só falta a inauguração do Centro Aquático de Tóquio. O local vai receber as provas de natação, nado sincronizado e polo aquático nas Olimpíadas. Vale lembrar que ainda faltam outras instalações. Mas elas serão provisórias. Assim, elas precisam ser montadas em uma data mais próxima dos Jogos.

PUBLICIDADE

Vôlei Olímpico

O torneio de vôlei olímpico será disputado por 24 equipes. Ou seja, o torneio feminino vai contar com 12 seleções e o masculino com outras 12 equipes. Os primeiros jogos da competição já vão acontecer no dia 25 de agosto. Ou seja, um dia depois da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. A grande final masculina está marcada para o dia 8 de agosto. Já a final feminina vai acontecer no dia 9 de agosto, ou seja, no dia da Cerimônia de Encerramento dos Jogos. Será portanto a primeira vez que a final das meninas vai acontecer depois da final masculina.

O Brasil já está classificado para o vôlei nos dois naipes. Entre as mulheres, as meninas vão tentar o terceiro título olímpico desde 2008. Mas analistas acreditam que elas não chegam com o favoritismo de outrora. Mas a camisa pode pesar. Já entre os meninos, há um claro favoritismo ao ouro. Os homens conquistaram o ouro olímpico nos Jogos de 2016, em pleno Maracanãzinho.

Veja mais imagens da Arena:

LEIA MAIS

Conexão Olímpica: Temor por coronavírus e torneios classificatórios marcam semana dos esportes olímpicos

 

PUBLICIDADE