Home Extracampo 1 ano da tragédia do Ninho: O posicionamento do Flamengo, as causas, os culpados e as homenagens às vítimas

1 ano da tragédia do Ninho: O posicionamento do Flamengo, as causas, os culpados e as homenagens às vítimas

Depois de um ano do trágico acidente que resultou na morte de 10 garotos das categorias de base do Flamengo, o Torcedores.com relembra os detalhes desta triste data

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

08 de fevereiro de 2019. Uma data que ficará pra sempre na memória de todos. Sejam do esporte, ou não. Um incêndio no CT das categorias de base do Flamengo, deixou dez mortos e três feridos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

As vítimas da Tragédia do Ninho

Os 10 meninos da base do Flamengo que morreram na tragédia do Ninho foram:

Arthur Vinícius
Athila Paixão
Bernardo Pisetta
Christian Esmério
Gedson Santos
Jorge Eduardo
Pablo Henrique
Rykelmo Viana
Samuel Thomas Rosa
Vitor Isaías

PUBLICIDADE

As causas

Em laudo da Polícia Civil, foi constatado que o incêndio começou num curto-circuito do ar condicionado de um dos quartos e que o fogo se alastrou rapidamente por causa do material que reveste as paredes dos contêineres. Como o incêndio começou às 5:30hs da manhã, quando todos estavam dormindo, houve dificuldades para que os garotos do Flamengo pudessem escapar das chamas.

Foi identificado algum ‘culpado’?

No fim do ano passado, a Justiça mandou o Flamengo pagar pensão às famílias das vítimas da tragédia do Ninho do Urubu. O juiz destacou que o Flamengo não cumpriu “espontaneamente”, “de forma parcial e provisória”, “a responsabilidade de prestar apoio às vítimas diretas e indiretas do incêndio, conforme manifestação que anexou no processo”.

Nesta sexta(7), aconteceu uma sessão da CPI do Ninho do Urubu, para início de trabalhos sobre o caso. Entre famílias e autoridades convocadas, o presidente do Flamengo Rodolfo Landim, não compareceu.

Posicionamento do Flamengo

Quase todos os familiares e muitos torcedores, tem criticado a postura do Flamengo quanto ao desdobramento do caso. Não por indenização ou algo do tipo, e sim por tal frieza ou falta de sensibilidade no tratar do assunto.

PUBLICIDADE

Através do seu canal no Youtube, o Flamengo prestou alguns esclarecimentos sobre a tragédia no Ninho:

Entre outros assuntos, foi falado sobre o alvará do CT, acompanhamento psicológico e indenização aos familiares das vítimas.

Homenagens

No Twitter, as hashtags #Nossos10 e #GarotosDoNinho, estão entre as mais faladas no Brasil. Torcedores e atletas se manifestaram e prestaram suas homenagens às vítimas do incêndio.

Além disso, em pontos estratégicos do Rio de Janeiro, estão sendo espalhadas camisas com os nomes dos 10 jovens.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Outra homenagem foi feita nos muros do Maracanã, onde torcedores pintaram o resto dos 10 garotos do Ninho.

https://twitter.com/infoflaacrf/status/1225477789735845888?s=20

Todos os desdobramentos sobre a tragédia no Ninho do Urubu, você confere aqui no Torcedores.com .

LEIA MAIS
Flamengo faz homenagem às vítimas do incêndio no CT: “Nossa dor nunca irá passar”

PUBLICIDADE