Home Lutas Tuíte com conotação racista faz Henry Cejudo ser criticado na Web

Tuíte com conotação racista faz Henry Cejudo ser criticado na Web

Jornalista da ESPN americano foi às redes sociais para criticar postura do campeão dos galos em mensagem depreciativa a rival

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Desde que conseguiu chegar ao estrelato no UFC, Henry Cejudo tem se dedicado a provocações fortes contra rivais e declarações com tom de polêmica. Mas o autoproclamado ‘Triplo C’ pode ter ido longe demais numa destas provocações.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Em mensagem no Twitter, o campeão peso-galo do UFC fez troça de rivais como o americano Aljamain Sterling e o russo Petr Yan. Mas um ‘apelido’ dado por Cejudo a Sterling causou polêmica nas redes sociais.

“Triplo C não está nem aí para o ‘Aljamima Sterling’. Em segundo lugar, quero lutar contra Petr Yan, mas seu inglês tem de melhorar, sua ‘batata comunista’. E, para finalizar, minha luta de preparação, o ‘cabeça de repolho’ José Aldo”, disse o campeão.

PUBLICIDADE

O termo ‘Aljamima’ seria referente a uma marca de xarope chamada ‘Aunt Jemima’, que tem uma mulher afro-americana como símbolo. O termo seria usado de forma depreciativa em relação a Sterling, que também é negro. E também faria alusão ao período da escravidão nos EUA.

Karyn Bryant, apresentadora da ESPN americana e uma das principais jornalistas de MMA, criticou Cejudo, apontando a conotação racista de sua provocação a Sterling, mesmo sem enxergar racismo propriamente dito do ‘Triplo C’.

PUBLICIDADE

“Campeão (Cejudo), respeito seu talento, e eu aguento essas coisas. Mas se você quer chamar Sterling de ‘Aljamima’ e achar que não é racismo, é sim. Por favor, pare. Raramente me sinto ofendida, mas acho que não é uma boa ideia para ele usar essas palavras. Falei isso porque espero que ele pare. Gosto do Henry e não tenho problema algum com ele. Só acho que ele deveria aprender com isso”, disse Bryant em mensagens no Twitter, já deletadas e recuperadas pelo MMAJunkie.

LEIA MAIS

Henry Cejudo indica luta contra Aldo e provoca rivais: “Mereço o nome”

(Crédito da foto; Divulgação/Facebook Oficial UFC)

PUBLICIDADE