Home Extracampo VAR: FIFA planeja usar inteligência artificial para aperfeiçoar sistema

VAR: FIFA planeja usar inteligência artificial para aperfeiçoar sistema

VAR teria um sistema semiautomático para definir lances de impedimento

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

É muito comum os comentaristas de arbitragem falarem em “lances ajustados”, quando há um impedimento no campo de jogo, ou seja, lances difíceis de serem apontados como fora de jogo, à primeira vista, mesmo com a utilização do VAR.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para tentar zerar as dúvidas, nesse tipo de situação, a FIFA planeja utilizar um sistema baseado em inteligência artificial nas cabines. A informação é da revista Forbes. O sistema atual do VAR utiliza frames para decidir o momento do passe, algo que seria alterado com o novo sistema de inteligência artificial.

O novo sistema, que a FIFA planeja, utilizaria de 15 a 20 pontos de rastreamento nos jogadores, dentro de campo. Esses pontos usariam algorítimos capazes de fornecer dados, a fim de, determinar que ponto está mais próximo da linha de gol em qualquer momento, sendo também possível determinar o momento exato em que o contato com a bola é feito.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a Forbes, a final do Mundial  de Clubes, entre Liverpool e Flamengo, foi o primeiro de vários testes que a FIFA realizou, numa vertente offline, para testar uma possível melhoria no VAR.

LEIA MAIS

Pesquisa revela que 60% de torcedores não gostam do VAR na Premier League