Virologista japonês diz que Tóquio “não tem plano eficaz” para combater coronavírus nas Olimpíadas
De acordo com o especialista, cidade não estaria pronta para receber os Jogos Olímpicos hoje. Mas ressalta que situação pode melhorar em julho
Divulgação: Tokyo 2020
Um dos mais respeitados virologistas do Japão disse em entrevista que o país não tem um plano eficaz para receber os Jogos Olímpicos. Hitoshi Oshitani disse que a cidade de Tóquio não poderia receber o evento se os Jogos começassem hoje. Não se trata de uma crítica ao processo da organização dos eventos ou das sedes das partidas. Foi uma crítica ao plano da cidade de combate ao surto do novo coronavírus na região.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Vale lembrar que Tóquio foi uma das poucas regiões do mundo, fora da China, que já registraram a morte de uma pessoa por causa do vírus. “Precisamos encontrar a melhor maneira de ter uma Olimpíada segura”, disse Hitoshi Oshitani. “No momento, não temos uma estratégia eficaz, e acho que pode ser difícil ter as Olimpíadas (agora). Mas até o final de julho, podemos estar em uma situação diferente”, lembrou ele.
Acontece que vários especialistas acreditam que o surto tende a diminuir com o passar das semanas. Assim, por essa lógica, os Jogos Olímpicos de Tóquio não seriam tão prejudicados. Vale lembrar que há quatro anos atrás, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram prejudicados pelo vírus da Zika. Vários atletas e torcedores cancelaram viagens ao Brasil para participar do evento.
O que diz o COI
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê Organizador local dos Jogos de Tóquio não responderam especificamente o virologista. Mas eles têm dito repetidamente que estão trabalhando em estreita colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar que o surto se propague durante a competição.
Vale lembrar que a capital japonesa espera a visita de turistas de todas as partes do planeta para os Jogos Olímpicos. Seja como for, os organizadores já garantiram repetidas vezes que esta edição olímpica não sofrerá nenhum tipo de adiamento ou cancelamento.
LEIA MAIS
Organizadores confirmam realização das Olimpíadas de Tóquio

