Home Futebol 10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola; veja a lista

10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola; veja a lista

No dia do aniversário da Xuxa, a “Rainha dos Baixinhos”, o Torcedores.com decidiu destacar que no futebol tamanho não é documento

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

O mundo do futebol vive uma fase de cada vez mais virilidade e porte físico. Jogadores altos e fortes têm tomado conta de quase todas as posições dentro das quatro linhas. Porém, existem aqueles que fogem à regra e mesmo tendo pouca altura produzem grande destaque, principalmente por conta do talento que possuem.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

Sendo assim, no aniversário da Xuxa, conhecida no Brasil todo como “Rainha dos Baixinhos”, o Torcedores.com decidiu relembrar e destacar 10 baixinhos que provaram ser bons de bola. Confira a seguir:

Romário

Em boa parte das listas de craques brasileiros pós-Pelé, Romário aparece no topo. O ex-atacante tem uma linda e vitoriosa carreira no futebol. Aliás, o ‘Baixinho’, como é conhecido, anotou nada mais nada menos do que 1.002 gols e nesse quesito está atrás somente do Rei do futebol e de Arthur Friedenreich. E por falar no seu apelido, ele não é à toa. O tetracampeão do mundo com a seleção brasileira em 1994 tem exatamente 1,67 m.

PUBLICIDADE

Maradona

Outra lenda do futebol, Maradona também é desprovido de grande altura. Mas, com os seus 1,65 de altura fez ‘estragos’ nos gramados mundo afora. Ídolo do Boca Juniors, do Napoli e principalmente da seleção da Argentina, El Pibe foi a personificação do talento e da raça argentina em âmbito mundial. Muitos o consideram como maior e melhor jogador da história do país, à frente simplesmente de Lionel Messi.

Messi

Falando nele, o camisa 10 do Barcelona também está nesta lista. Não é para menos, pois Messi possui 1,70 m. A baixa estatura lhe rendeu o apelido de La Pulga – A Pulga, em português. Lionel Messi é o símbolo de uma geração extremamente vitoriosa do Barça. Aliás, com a camisa dos Blaugranas, o craque argentino realizou 718 jogos e anotou incríveis 627 tentos, além de 267 assistências para gol. De longe, Messi ocupa o posto de maior ídolo do Barça e divide as atenções com Maradona na Argentina.

Roberto Carlos

Considerado um dos maiores de sua posição, a lateral esquerda, Roberto Carlos é mais um dotado de pouca altura. Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, ídolo do Real Madrid e dono de um dos chutes mais fortes da história, o ex-lateral tem apenas 1,68 m.

Madson

Revelado pelo Vasco da Gama, Madson se destacou no Santos de 2010, aquele de Neymar, Robinho e companhia. Com 1,60 m, o atual jogador do São Caetano sempre impressionou por ser veloz e habilidoso.

PUBLICIDADE

Soteldo

O camisa 10 do Peixe é mais um que passou longe da “fila dos centímetros”. Principal atleta do elenco santista hoje, a ficha técnica do venezuelano marca 1,60 m para ele.

Insigne

A exemplo de Maradona, o italiano também é ídolo do Napoli. Mais um ídolo baixinho do clube. Fundamental dentro da equipe do Sul da Itália, Lorenzo Insigne possui 1,63 m de altura.

Xavi

Um dos grandes jogadores dos últimos anos, Xavi desfilou sua enorme técnica a partir dos seus 1,70 com a camisa do Barcelona. Sem ele, Iniesta e Messi talvez não teriam feito tanto sucesso asim. Hoje, o espanhol é treinador do Al-Sadd do Qatar e, às vezes, arrisca alguns minutos em campo.

Alexis Sánchez

O chileno ex-Barcelona, Arsenal e Manchester United chamou a atenção do mundo da bola com sua enorme capacidade de se desvencilhar da marcação adversária. Dotado de bastante velocidade, Sánchez construiu sua carreira em meio aos seus 1,68 m.

PUBLICIDADE

Verratti

O camisa seis do Paris Saint-Germain é mais um a integrar essa lista, já que a altura do atleta o credencia para tal. Marco Verratti tem só 1,65 m.

Bônus

Pelé

O Rei do futebol também não era lá muito alto. Em sua ficha técnica, Edson Arantes do Nascimento possuía cerca de 1,73 m.

Jorge Campos

PUBLICIDADE

Esse é o caso mais curioso da lista, já que o atleta em questão atuava na posição de goleiro. Jorge Campos jogou de 1988 a 2004 profissionalmente.

No começo da carreira, inclusive, o mexicano vestiu a camisa do Pumas e chegou a ser atacante, pois, à época, Adolfo Ríos era o titular da meta. Depois da saída de Ríos, Campos assumiu a posição de arqueiro titular. Mas, o que impressiona é a altura do ex-jogador: 1,70 m, o que é considerado muito abaixo dos ‘padrões’ de um goleiro de futebol.

Fato é que esses “baixinhos do futebol” provaram ser bons de bola, alguns até muito acima da média. Portanto, no mundo da bola, definitivamente, tamanho não é documento.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Neuer no Chelsea? Quantos gols marcou na carreira? E quantos sofreu? Veja respostas de perguntas frequentes

Jadon Sancho: conheça a meteórica carreira do aniversariante do dia