Home Fitness 5 alimentos que aumentam a quantidade de ferro no organismo

5 alimentos que aumentam a quantidade de ferro no organismo

O ovo é um grande aliado ao aumento do ferro no organismo

Gabriella Brizotti Cesar
Colaborador do Torcedores

Uma alimentação balanceada é muito importante para uma boa saúde. Ingerir alimentos ricos de vitamina, minerais e nutrientes é importantíssimo para este tipo de alimentação. Um dos principais minerais, que deve estar sempre presente em nossas refeições, é o ferro. A falta deste mineral em nossa circulação sanguínea pode acarretar em diversas doenças, dentre elas a anemia ferropriva. O Torcedores listou alguns alimentos que ajudam a aumentar a quantidade do mineral no organismo.

PUBLICIDADE

1- Carne Vermelha

Conhecida como Ferro heme, ou seja, proveniente de origem animal, a carne vermelha é rica neste mineral. Portanto, um bife de boi, ou outros cortes que se originam deste ou de outros animais, como vitela, cordeiro ou coelho, podem ser consumidas. Vale lembrar que o fígado é uma das carnes com mais fonte do mineral em questão.

2- Ovos

Também oriundo de animais, o ovo é um alimento rico em ferro. Ainda que seja procedente de um animal, cuja a carne é branca, o ovo deve ser consumido para evitar a carência de ferro. 100g de gema de ovo, equivale a 2,9mg de ferro.

PUBLICIDADE

3- Leguminosas

Chegou a hora de falar do Ferro não heme, ou seja, ferro proveniente de alimentos de origem não animal. As leguminosas são bastante presentes nessa classificação. O feijão, velho conhecido do brasileiro, e também o grão de bico e a lentilha, podem ser consumidos a fim de suprir a carência ou administrar o ferro no organismo. Entretanto, esses alimentos não heme, a absorção é menor, quando comparado ao heme, portanto quando consumido com algum fonte de vitamina C, como por exemplo, um suco de laranja, a absorção é maior.

4- Hortaliças

Quem nunca escutou que comer verduras escuras ajudaria no aumento do ferro no organismo? Pois é, não esta errado. Hortaliças como, brócolis, couve, beterraba, dentre outros, são fontes riquíssimas de ferro. A cada 100g de brócolis, pode chegar até a 3,6mg de ferro.

5- Cereais e frutas secas

Cereais integrais como aveia, podem contribuir para o aumento do mineral no sangue, contribuindo com 4,4mg a cada 100g consumida. A quinoa também é riquíssima, chegando a até 9,5mg por 100g. E se engana quem pensa que as frutas secas também não tem sua contribuição. A uva passa, por exemplo, pode ter 1,9mg de ferro em 100g, sendo um ótimo exemplo de fruta rica no mineral.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Alguns fatores comportamentais contribuem com o aumento de peso, saiba como driblá-los nesta quarentena

O diabetes não impede a prática de exercícios. Entenda a doença