Home Lutas 6 maiores boxeadores brasileiros de todos os tempos

6 maiores boxeadores brasileiros de todos os tempos

Futebol? Que nada! Brasileiro é bom mesmo de lutar; veja as lendas brasileiras do boxe

Erick Viana
Colaborador do Torcedores.com.

Nesta quinta-feira (26), o ex-pugilista Éder Jofre completa 83 anos. Além de relembrar suas glórias, que tal ver quais são os maiores brasileiros da história do boxe? Lista conta com nomes de boxeadores conhecidos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Éder Jofre

Começando pelo aniversariante, Éder é considerado o maior boxeador brasileiro de todos os tempos indiscutivelmente por todo fã de boxe.

PUBLICIDADE

O cartel do paulista, que defendeu o São Paulo Futebol Clube, impressiona com incríveis 72 vitórias e apenas duas derrotas em 78 lutas; quatro foram empates e 50 dessas vitórias foram por nocaute.

Jofre se destacou principalmente nos pesos galos, onde foi campeão mundial em 1960 e 1961, sendo um dos únicos brasileiros a conseguir o feito. Antes, em 1959, havia sido campeão sul-americano.

Adelino “Popó” de Freitas

Outro grandes lutador. Grande conhecido do público brasileiro, que considerava o esporte mais relevante no século passado do que é hoje, Popó nocauteou em sua primeira luta com apenas 34 segundos, dando belo cartão de visitas ao mundo do boxe.

PUBLICIDADE

Multi-Campeão, o baiano conquistou quatro títulos mundiais, prata no Pan Mar Del Plata. Começou a carreira no amador aos 14 anos, e ficou conhecido por ter uma das mãos mais pesadas da história do pugilismo.

Em seu cartel, Popó se orgulha de 39 lutas vencidas entre 41 disputadas; 33 por nocaute. O lutador tem apenas duas derrotas.

Adilson “Maguila” Rodrigues

https://www.youtube.com/watch?v=PEmIjb1d910

PUBLICIDADE

Talvez o lutador mais conhecido entre os brasileiros, mesmo os que não são tão chegados ao esporte. Maguila se destacou dentro e fora dos octógonos, com seu jeito engraçado e polêmico, que chama a atenção.

O sergipano se destacou no cenário continental durante muito tempo, sendo penta-campeão continental e campeão das Américas, além de brasileiro, sul-americano, latino-americano e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.

Em seu cartel, Maguila vê 77 vitórias (61 nocautes) em 85 lutas, que contam com sete derrotas e um empate.

Luis Faustino Pires

PUBLICIDADE

Luis Pires surgiu para o público em 65, auge de Éder Jofre. Pires é um dos grandes pesos pesados de todos os tempos, sendo campeão brasileiro por 22 anos, 10 como amador e 12 de profissional.

O mineiro também foi campeão sul-americano. Mas seu feito de maior prestígio foi lutar no Madison Square Garden contra o lendário George Foreman. No entanto, o brasileiro que era o quarto melhor lutador no ranking da época, quebrou o braço no quarto período da luta.

Falecido em 12 de outubro de 2006, Luís Pires deixou um legado de muita raça e disposição para a história do boxe.

Servílio de Oliveira

PUBLICIDADE

Servílio começou cedo, aos 12 anos. Jofre foi sua maior inspiração. Pelos críticos, é considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos de nosso país.

Os títulos defendem essa tese. Campeão brasileiro em 77 e terceiro colocado no ranking mundial de 71, o peso-mosca venceu latino-americano e sul-americano.

Peter Venâncio

Mais recente se comparado aos outros. Peter quis lutar pelo que ouvia de seu tio, que lutava no exército. Amador até os 23 anos, se profissionalizou e assinou contrato com Don King, enquanto morava nos EUA, em 1994. King foi mentor de Mike Tyson.

PUBLICIDADE

Campeão latino-americano, a Federação Mundial de Basquete o Ranqueou como número um na época. Participou de Olimpiadas e Jogos Panamericanos. Em 2005, disputou o latino-americano dos meio-pesados, ainda como número 1, mas já decaindo.

Em seu cartel, Peter levou consigo 46 vitórias em 61 lutas; 36 por nocaute, além de 12 derrotas e um empate.

Leia Mais:

Deiveson, Borrachinha e mais: Saiba quem são os brasileiros que estão mais próximos do cinturão no UFC

PUBLICIDADE