Adiamento da Olimpíada não muda quadro de atletas brasileiros classificados

Anúncio da nova data dos Jogos Olímpicos foi feito nesta terça-feira (30); Comitê Olímpico do Brasil (COB) atualiza situação das vagas brasileiras

Diego Ribeiro
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Instagram

Após o anúncio da nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão agora de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) atualizou a situação do quadro de atletas brasileiros classificados. Segundo a entidade, todas as vagas conquistadas até agora serão mantidas.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A Olímpiada acabou sendo prorrogada pelo prazo de um ano. De acordo com o COI – Comitê Olímpico Internacional -, a decisão é baseada em três príncipios: proteger a saúde tanto dos atletas quanto de todos os envolvidos com as competições; preservar os interesses dos competidores e também, do esporte olímpico em geral; e de respeitar o calendário mundial dos esportes. Alías, foi o Conselho Executivo da entidade que regeu as diretrizes apontadas.

Posição do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Em solo nacional, o presidente do COB, Paulo Wanderley, classificou como positiva a definição da nova data. “É muito importante principalmente para os atletas, que estavam angustiados com essa indefinição. A periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo, ajudando a transmitir mais calma a eles e também aos seus treinadores”, disse.

Além disso, o presidente indicou ainda como a decisão afetará a entidada máxima do esporte brasileiro daqui em diante. “O COB poderá discutir, de forma mais detalhada, com todos os parceiros e fornecedores sobre a organização da participação brasileira nesta edição dos Jogos. Isso permitirá que o foco seja direcionado ao enfrentamento desse momento que estamos passando”, concluiu.

Cabe ressaltar que as 178 vagas conquistadas até o momento pelos atletas brasileiros, aqueles que se credenciaram para compor o Time Brasil em Tóquio, estão mantidas. Porém, ainda não há uma definição em relação ao processo de qualificação para os Jogos. Conforme indicou o Comitê, possíveis mudanças poderão ser anunciadas em abril.

LEIA MAIS:

Olimpíada de Tóquio tem data para 2021 confirmada pelo COI; veja

Cancelamentos esportivos acontecem desde a Gripe Espanhola de 1918