Home Futebol Anos 2000: Como o Fluminense pulou da terceira para a primeira divisão

Anos 2000: Como o Fluminense pulou da terceira para a primeira divisão

O Fluminense conseguiu subir da terceira para a primeira divisão num dos formatos mais enrolados do Campeonato Brasileiro

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.
Imagem do Fluminense durante jogo contra o Al Ahly no Mundial

Getty Images

PUBLICIDADE

O futebol dos anos 90 foi bastante conturbado dentro e fora de campo. Escândalos de arbitragem, uma série de viradas de mesa, e, claro ,campeonatos com os mais diversos tipos de regulamentos, constantemente mudados. Porém, em 1999, o caos parecia estar formado. E é sobre o Campeonato de 2000 – a Copa João Havelange – que o Torcedores relembra: um campeonato que começou em 99 e terminou em 2001, com a presença do Fluminense, que deveria disputar a série B disputou a Série A.

O Fluminense após 1996

Depois de ser salvo do rebaixamento no Brasileiro de 1996, devido ao caso Ives Mendes, em 1997 o tricolor parecia que não havia aprendido a lição. Desta vez, em 32 rodadas, o Flu conseguiu 4 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Terminou na vice-lanterna do campeonato, com apenas 22 pontos e quase todas as rodadas na zona de rebaixamento. Ou seja, a virada de 96 apenas adiou o que ocorreu em 97.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em 98, já na Série B, o Flu desceu ainda mais a ladeira. O regulamento daquele tempo era o seguinte: 24 participantes divididos em 4 grupos, com 6 times cada. Em cada chave, os times se enfrentavam em dois turnos, somando dez jogos cada. Ao final desta primeira fase, o pior colocado de cada chave era automaticamente rebaixado para a Série C de 1999, assim como os dois piores vice-lanternas. Contabilizavam-se, assim, seis rebaixados para a Série C.

PUBLICIDADE

O Fluminense obteve uma das duas piores campanhas da Série B. A campanha do Tricolor foi de apenas 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. O grupo do Fluminense contava com Joinvile, ABC de Natal, Paysandu, CRB e Juventus.

Na série C, ainda que com certa dificuldade, o Fluminense conseguiu se sagrar campeão e garantir sua vaga na Série B de 2000. Mas aí entrou em cena a Copa João Havelange.

A Copa João Havelange

Em função de disputas judicais, a CBF perde o direito de organizar o Campeonato Brasileiro de 2000, que passa ao Clube dos 13. O torneio é formatado sem divisões, mas sim com módulos.

Os módulos eram equivalentes as Séries A, B ou C. No entanto, o Fluminense foi incluído no módulo azul, que equivalia a Série A. Outros clubes, que eram da série B, também utilizaram o novo formato, como Bahia e América Mineiro. O torneio foi vencido pelo Vasco, que disputou a final contra o São Caetano ( time do ABC, inclusive, eliminou o Fluminense na competição).

PUBLICIDADE

No ano seguinte, o Fluminense permaneceu na Série A, sem ter, efetivamente, disputado a Série B.

LEIA MAIS

Copa América de 2020 é adiada para 2021 por conta do coronavírus