Home Basquete As 5 maiores rivalidades entre jogadores da história da NBA

As 5 maiores rivalidades entre jogadores da história da NBA

De Michael Jordan a Wilt Chamberlain, descubra quais são as melhores histórias entre rivais na NBA

Vinicius Fernandes Ribeiro
Economista e pós graduado em Auditoria. Falo sobre Futebol e Basquete. Histórico no jornalismo com matérias e entrevistas exclusivas, coberturas de eventos in loco e como setorista do São Paulo FC

Durante toda a história, a NBA é cheia de rivalidades entre jogadores. Hoje vemos rivalidades como Westbrook vs Durant, que não são nada quando comparadas com as maiores da história da Liga. Atualmente, não vemos tantas discussões entre jogadores e o clima entre as principais estrelas é amigável e sem grande rivalidade.

Mas nos saudosos anos 80 e 90, a crispação reinava entre os principais jogadores da Liga e ainda bem. A NBA alimentou-se dela e cresceu com ela e, num dos casos, salvou-se graças a ela.

PUBLICIDADE
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

5º. Patrick Ewing vs Hakeem Olajuwon

Olajuwon entrou na NBA no ano de 1984, selecionado pelo Houston Rockets e Ewing entrou no ano seguinte, selecionado pelo New York Knicks. Numa altura em que a NBA era dominada por pivôs fortes, as duas equipas entraram, cada uma, numa das eras mais entusiasmantes da sua história.

Olajuwon foi encontrando desafios no Oeste mas conseguiu por 3 vezes chegar às Finais. Perdeu a primeira em 1986 para os Celtics de Larry Bird e voltou às Finais nos dois anos em que Jordan esteve fora da Liga.

PUBLICIDADE

A rivalidade entre os dois pivôs atingiu o pico na final de 1994. Olajuwon chegava à sua segunda final e procurava o primeiro título. Ewing entrava nas Finais pela primeira vez numa oportunidade de ouro por não haver Jordan no Leste. A série foi a jogo 7 e ficou provado que Olajuwon estava acima de Ewing. Hakeem foi sempre mais dominador nos confrontos 1×1 e adaptou-se extremamente bem aos diferentes defensores que o Knicks usaram contra ele.

Esta rivalidade foi, ao contrário de algumas que veremos abaixo, puramente desportiva e competitiva.

4º. Dennis Rodman vs Karl Malone

Karl Malone foi “draftado” pelo Utah Jazz um ano antes de Dennis Rodman ser a escolha do Pistons. A rivalidade entre ambos sempre foi animada, como esperado. Dois power forward muito físicos e competitivos animavam todos os confrontos entre Utah e Detroit.

Rodman sempre foi conhecido pela sua defesa. Não é à toa que foi o melhor defensor da Liga em dois anos e fez parte do melhor 5 defensivo do ano em 7 temporadas. Malone também era um bom defensor, mas era maioritariamente um jogador ofensivo. 2 prémios de MVP, 11 nomeações para all-NBA team e 14 nomeações para o all-star game provam isso mesmo.

PUBLICIDADE

A rivalidade atingiu o pico em 1997 e 1998. Rodman já estava nos Chicago Bulls, com Jordan e Pippen, e Malone tinha Stockton nos Jazz. As duas equipes encontraram-se dois anos seguidos nas finais da NBA e os Bulls venceram nos dois anos.

Malone era a principal arma dos Jazz e, por isso, os Bulls puseram o seu melhor defensor para marcá-lo. Vimos momentos intensos nessas duas séries em que os Bulls venceram 4-2. Rodman ofensivamente foi quase inexistente, mas defensivamente limitou o impacto de Malone e ajudou à vitória dos Bulls.

Depois da segunda final, Malone e Rodman lutaram num ringue da WWE. Com Dallas Page e Hulk Hogan, as duas estrelas da NBA entraram no espetáculo do wrestling que animou ainda mais a rivalidade já quente entre ambos.

3º. Bill Russell vs Wilt Chamberlain

São dois pivôs mais emblemáticos da história da NBA. Bill Russell é o maior ganhador vencedor da liga: 11 campeonatos e 5 prémios de MVP em 13 temporadas. Do outro lado, Wilt Chamberlain é uma das maiores lendas da NBA e o maior recordista de pontos em um único jogo na liga.

PUBLICIDADE

Individualmente, Wilt Chamberlain sempre foi superior ao seu adversário. Mesmo nos confrontos entre os dois, Chamberlain teve quase 30 pontos por jogo e 28 rebotes por jogo. Ainda assim, Russell venceu quase sempre. Os Celtics nem sempre tinham melhor equipe, mas Russell sempre fez o necessário para ganhar. Nesse tempo, Russell era o único capaz de abrandar o domínio de Wilt.

Depois da saída de Russell, 11 títulos depois, Wilt ganhou 1 campeonato com os Lakers e venceu, na sua carreira, 4 prémios de MVP.

2º. Michael Jordan vs Isiah Thomas

Uma das mais acesas e midiáticas rivalidades do mundo do basquete. A rivalidade ultrapassa os dois jogadores e vai até às equipes de ambos, o Pistons e o Bulls.

Tudo começou nos playoffs de 1988 nas semi-finais da conferência. Michael Jordan estava na sua terceira temporada na NBA, venceu o seu primeiro MVP e DPOY e estava pronto para atacar o seu primeiro título. Do outro lado, os Bad Boys de Detroit de Thomas, Rodman e companhia.

PUBLICIDADE

Jordan e Thomas eram os líderes dos seus grupos e elevaram a rivalidade ao topo. Depois desse confronto, as equipes encontraram-se em mais 3 séries de playoffs nos 3 anos seguintes. Os Pistons venceram 2 e perderam a última por 4-0, na primeira caminhada dos Bulls para o título. Três anos depois Isiah deixou a liga e Jordan ainda venceu mais 5 títulos.

A rivalidade atingiu níveis épicos quando, na formação da Dream Team para os Jogos Olímpicos de Barcelona, Isiah não foi escolhido. Esta decisão, teoricamente, foi largamente influenciada por Jordan que terá dito aos responsáveis pela seleção americana que se Thomas jogasse, ele não jogava.

1º. Larry Bird vs Magic Johnson

A dupla que “salvou” a NBA da ruína. Tudo começou em 1979, na final do campeonato da NCAA. Michigan State vs Indiana State. Magic vs Bird. Os dois eram os melhores jogadores universitários do país e a final prometia ser incrível. E assim foi. No final, Magic venceu.

Quando os dois entraram na NBA, a liga estava perdida. Baixa audiência (nos estádios e na televisão), pouco interesse e uma crise racial enorme. É aí que Bird e Magic entram. Os dois eram dois lados da mesma moeda e, ao mesmo tempo, o contrário um do outro. Os dois eram passadores incríveis.

PUBLICIDADE
Siga o Torcedores também no Instagram

Uma rivalidade entre duas jovens estrelas a animar o interesse pela Liga. Apesar disso, apenas em 1984 os dois se encontraram numa final. Foi o momento por que todos esperavam e o momento para Bird ter a desforra da final da NCAA. Magic já tinha 2 campeonatos ganhos (um no seu ano de rookie) e Bird já tinha 1 campeonato e 2 MVPs. E a revanche chegou, os Celtics venceram num mítico jogo 7.

A rivalidade era tão grande que Magic afirmou que, na fase regular, haviam 80 jogos mais 2 contra os Celtics. Do outro lado, Bird afirma que a primeira coisa que fazia pela manhã era ver como Magic tinha jogado no jogo da noite anterior para ver o que tinha que bater.

Fora de quadra não se davam bem, muito por culpa da frieza de Larry Bird. Apesar disso, depois de gravarem uma publicidade juntos, as coisas começaram a mudar. Os dois começaram a criar uma amizade que atingiu o pico nos Jogos Olímpicos de 1992. Ambos os jogadores fizeram parte da Dream Team que levou o ouro para USA e a sua amizade e cumplicidade foi evidente em Barcelona.

Venceram, entre si, 8 campeonatos, 6 MVPs e 24 presenças no All-star game. Dois jogadores tão idênticos e, ao mesmo tempo, tão diferentes. Duas caras que reergueram a NBA.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Relembre as rivalidades históricas em finais de NBA
Em live, LeBron se declara ao Lakers: “Vou jogar aqui pelo resto da minha vida”
Os 10 filmes de basquete que você não pode deixar de assistir