Home Games Confira as referências Alice no País das Maravilhas em Resident Evil

Confira as referências Alice no País das Maravilhas em Resident Evil

Tanto games, quanto filmes da franquia Resident Evil se inspiraram na obra mais famosa de Lewis Carroll

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Lançada no fim dos anos 90 e alcançando sucesso mundial no início dos anos 2000, a franquia Resident Evil popularizou o gênero survival horror nos games e trouxe consigo diversas referências da cultura pop, seja visual ou conceitualmente.

PUBLICIDADE

Confira também: Cinco melhores jogos grátis para PC; veja a lista neste link

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? clique aqui e se inscreva!

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram!

A série de jogos é repleta de inspirações de filmes famosos, como A Noite dos Mortos Vivos, O Exterminador do Futuro, Matrix, Tubarão e Psicose. O universo cinematográfico criado por Paul Anderson não foge a esta regra e traz inspirações que vêm desde alguns destes filmes citados acima até contos infanto-juvenis.

A inspiração principal foi a história de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, que também deu o nome da protagonista da versão cinematográfica. Além da personagem ser levada até uma base subterrânea a diversos metros da superfície, como se tivesse caído por um buraco sem fim, diversas cenas do filme fazem analogias com o conto de Alice, como as diversas cenas de decapitação e a vilã Rainha Vermelha, que se trata do supercomputador com inteligência artificial que mata todos os que estavam dentro da Colmeia para evitar um vazamento viral fora do complexo.

PUBLICIDADE

Vale lembrar também que há um coelho branco era usado para testar o T-vírus. Assim como para poder entrar no laboratório, o grupo passam por uma porta espelhada (Através do espelho).

No jogo Code: Veronica também traz referências ao conto de Carroll. Um dos inimigos tem o nome de Bandersnatch, que é um monstro feroz sob o comando da Rainha Vermelha. Alexia Ashford tem o codinome de “Rainha Vermelha”, e o seu símbolo é o de uma formiga-rainha vermelha. Assim como a Rainha Vermelha do conto, Alexia é cruel e acha que todos devem servir a ela, até mesmo seu irmão gêmeo, e ela elimina todos aqueles que se opõem ao seu caminho.

LEIA MAIS:

Dados indicam chegada de Resident Evil 3 no Nintendo Switch

PUBLICIDADE

Capcom confirma chegada da demo de Resident Evil 3 Remake

Resident Evil 2: Remake chega a 5 milhões de cópias vendidas