Home Vida Saudável Coronavírus: 7 maneiras de evitar a contaminação

Coronavírus: 7 maneiras de evitar a contaminação

Veja algumas dicas para evitar o contágio do coronavírus

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

O coronavírus, ou COVID-19, tem assustado o mundo nos últimos dias. O número de contágios já passa dos 6 dígitos. O Brasil – e outros países – foram colocados quase ou em regime total de quarentena.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os sintomas principais da doença são tosse e febre alta. Porém, outros casos podem trazer dor de cabeça e na garganta. Fato é que, tal qual outros vírus, a transmissão é muito simples: qualquer contato, seja saliva, seja objetos contaminados.

Por isso, há uma série de medidas que podem ajudar a diminuir os riscos de contaminação. Veja algumas delas:

PUBLICIDADE

Ficar em casa

A hashtag ‘#ficaemcasa’ tem sido uma das mais compartilhadas nos últimos tempos. Isso porque evitar o contato com outras pessoas é uma das maneiras mais eficientes de diminuir o contágio. Ao sair na rua e realizar as atividades normalmente, o indivíduo se expõe ao risco de contrair o vírus no ambiente e na superfície.

Não colocar as mãos no rosto

Em certos momentos, é preciso sair de casa. Seja para ir ao mercado, seja para trabalhar nos chamados ‘serviços essenciais’. Enquanto estiver na rua ou em alguma loja, por exemplo, evite colocar as mãos no rosto, principalmente no nariz e na boca. O toque em objetos contaminados pode espalhar o vírus.

Separar as roupas

Ao chegar em casa, não saia indo para todos os cômodos com a roupa que usou na rua. É fundamental deixar calçados e vestimentas do lado de fora, lavando cada peça antes de colocá-la em contato com os objetos da casa. O coronavírus se propaga também em superfícies, logo, o tecido pode trazer o vírus para dentro de casa.

Lavar as mãos

O ritual de chegada em casa também passa por uma boa higienização das mãos. E isso não significa apenas colocar as mãos debaixo d’água, mas sim fazer uma limpeza completa. Para tal, espalhe o sabão ou sabonete por todas as áreas, desde a palma até a pontinha dos dedos. Lave também os punhos. O mesmo vale para o álcool em gel.

PUBLICIDADE

Higienizar a casa

A quarentena pode dar um tempo extra dentro de casa. Utilize-o para higienizar os espaços. Tire toda a poeira e passe panos com produtos químicos para limpar o piso. Além disso, é importante abrir as janelas e deixar correr ar.

Evitar o compartilhamento de objetos

É fundamental evitar o compartilhamento de qualquer objeto, principalmente os indivíduos que ainda estão trabalhando, em locais que recebem pessoas de diferentes cantos da cidade. Garfos, facas, copos; tudo tem que ser estritamente de uso individual. O mesmo vale para máscaras e luvas.

Outras dicas

Veja outras dicas que podem ajudar na prevenção do coronavírus:

  • Mantenha-se bem informado: tome cuidado com as fakenews e procure informações de veículos confiáveis;
  • Atenção aos grupos de risco: idosos acimas de 60 anos e pessoas com certas doenças crônicas devem manter uma precaução ainda maior. Se possível, faça as compras de mercado para esses indivíduos;
  • A máscara só vale para quem está com os sintomas: se você não está sentindo nada, não é necessário utilizar a máscara. Ela só é efetiva para quem já está com a doença e não para a prevenção.

LEIA MAIS

Trabalhar de casa? Veja 7 ciladas nutricionais que você não deve cair

PUBLICIDADE

Bruno Henrique faz embaixadinhas lavando as mãos em prevenção ao coronavírus