Home Mídia Esportiva 15 dicas de conteúdo sobre esportes americanos no WatchESPN

15 dicas de conteúdo sobre esportes americanos no WatchESPN

Acervo de streaming da ESPN tem ótimas opções para os fãs de NFL, NBA, NHL e MLB; veja algumas delas e prepare sua lista

Juliana Carvalho
Colaborador do Torcedores

Em tempos de quarentena e competições esportivas suspensas, que tal aproveitar para assistir conteúdo de qualidade sobre os esportes americanos?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Então, se você é fã de NFL, NBA, NHL e MLB, saiba que o WatchESPN, serviço de streaming da ESPN, tem excelentes opções de programas e documentários sobre as ligas norte-americanas. É preciso ser assinante dos canais ESPN (via TV a cabo ou operadoras de celular).

Opções não faltam

Além da quantidade (só a aba ESPN Filmes tem quase 180 títulos disponíveis), um grande diferencial é a qualidade do material de arquivo não só da própria ESPN, mas das próprias organizações. A NFL Films, por exemplo, tem registros com impressionante qualidade de jogos, bastidores e entrevistas até mesmo anteriores ao primeiro Super Bowl, disputado em 1967!

PUBLICIDADE

Ou seja, vale se programar para aproveitar as belas produções da ESPN, especialmente do premiado selo 30 for 30, referência em qualidade em narrativas do esporte. Embora nem todos os produtos da série estejam disponíveis na versão brasileira do serviço, são centenas de opções para não só matar a saudade dos esportes, mas também conhecer momentos e personagens icônicos das modalidades que amamos, sempre pelas mãos de grandes contadores de histórias. 

Então, veja abaixo dicas imperdíveis e/ou curiosas dos esportes norte-americanos no WatchESPN:

1. O.J.: Made in America

2016, dirigido por Ezra Edelman

Originalmente exibida em cinco episódios na ESPN americana, a série foi transformada em um documentário, vencendo o Oscar da categoria em 2017. Com 7 horas e 47 minutos de duração, tornou-se o filme mais longo a ganhar um Oscar. Mas calma, você pode ver a obra em episódios no WatchESPN.

PUBLICIDADE

Talvez seja o conto cultural definidor da América do século XX, que se concentra em duas das maiores fixações de nosso país: raça e celebridade. Dirigido por Ezra Edelman, vencedor do Peabody, Emmy e Oscar, “OJ: Made in America” explora esses temas ao traçar uma jornada pessoal. Afinal, como Orenthal James Simpson se tornou uma estrela do futebol, e por quê fora do campo ele também arrebatou a América? A prisão sob a acusação de assassinar sua ex-esposa, sua subsequente absolvição e, finalmente, uma nova prisão, agora por outro crime.

 

2. Celtics/Lakers: Melhores Inimigos

Celtics/Lakers: Melhores Inimigos

Parte 1Parte 2Parte 3

PUBLICIDADE

2017, dirigido por Jim Podhoretz

Vencedor do Emmy na categoria Documentário Esportivo. Também em formato de série (a maratona  dura cerca de 5 horas), este olhar sobre a rivalidade entre duas franquias que se encontraram 12 vezes nas Finais da NBA é tido por alguns como talvez o melhor documentário da coleção 30 for 30. O diretor Jim Podhoretz explora os confrontos épicos de uma das maiores rivalidades do esporte, com destaque para três finais clássicas dos anos 1980, quando os Celtics eram liderados por Larry Bird e os Lakers tinham Magic Johnson.

 

3. The Two Bills: a história de Bill Belichick e Bill Parcells

2018, dirigido por Ken Rodgers, produção da NFL Films

PUBLICIDADE

Para os fãs de NFL, será impossível resistir a tanta genialidade, personalidade e história na tela. Bill Belichick. Bill Parcells. Nós os conhecemos individualmente, mas como a história os definirá como uma dupla? Por 50 anos, a resposta tem sido um estudo em constante mudança de dois homens muito diferentes, nascidos para o mesmo cargo. Um documentário pra se divertir com as explosões de Parcells durante os jogos, conhecer melhor a história de Belichick, o técnico mais vencedor da Liga, e admirar a carreira de dois gênios da NFL. Em suma: imperdível!

 

4. Of Miracles and Men

Of Miracles And Men

ESPN / Divulgação

2015, dirigido por Jonathan Hock

A fantástica vitória do hóquei dos EUA sobre a União Soviética nas Olimpíadas de Inverno de 1980 ficou marcada na história americana como o “Milagre no Gelo”. No entanto, o lado da história dos soviéticos não foi contado, e é esse o gancho do documentário do premiado diretor Jonathan Hock. Afinal, havia uma razão pela qual os comandados pela genialidade e paixão de Anatoli Tarasov pareciam imbatíveis.

PUBLICIDADE

 

5. Let Them Wear Towels

Nine for IX

2013, dirigido por Ricki Stern e Anne Sundberg

Da série Nine for IX, projeto ESPNW (só três dos documentários estão disponíveis no Brasil). Durante a World Series de 1977, a repórter da Sports Illustrated Melissa Ludtke teve acesso negado ao vestiário dos jogadores. Após uma briga judicial e pública, a porta foi aberta, mas o debate sobre jornalistas do sexo feminino no santuário masculino do clube permaneceu. Por meio de entrevistas com as pioneiras jornalistas esportivas, Let Them Wear Towels captura o comportamento bruto, retaliação humorística, ações judiciais raivosas e determinação notável que entraram na luta por acesso igual para as mulheres da imprensa.

PUBLICIDADE

Veja também: Pat XO | No Limits

 

6. You Don’t Know Bo: A Lenda de Bo Jackson

2012, dirigido por Michael Bonfiglio

Um olhar sobre a criação da lenda Bo Jackson. Esporte universitário americano, drafts, futebol americano, beisebol, marketing esportivo, a mudança da percepção do esporte com a chegada da TV a cabo… Enfim, tem de tudo no doc que trata do ícone cultural que era um fenômeno em dois esportes de alto nível. O filme examina as verdades e mitos que cercam Jackson, e como seus feitos aparentemente impossíveis capturaram a imaginação coletiva americana.

PUBLICIDADE

Veja também: Deion’s Double Play

 

7. Jordan Rides The Bus

2010, dirigido por Ron Shelton

No outono de 1993, no auge e no topo do mundo dos esportes, Michael Jordan se afastou do basquete profissional. Depois de liderar o Dream Team em uma medalha de ouro olímpica em 1992 e levar o Bulls ao seu terceiro campeonato consecutivo da NBA no ano seguinte, Jordan foi surpreendido pelo assassinato de seu pai. Afinal, foi a perda brutal de uma âncora em sua vida que fez com que o atleta mais famoso do mundo reavivasse uma ambição infantil jogando beisebol? Ou algo mais profundo e talvez ainda não entendido? Ron Shelton revisita a curta carreira de Jordan nas ligas menores e explora as motivações que levaram o atleta mais competitivo do mundo a praticar um novo esporte na relativa obscuridade de Birmingham, Alabama.

PUBLICIDADE

 

8. Elway to Marino

Elway to Marino

ESPN / Divulgação

2013, dirigido por Ken Rodgers

1983 foi um ano difícil para a NFL. Afinal, no ano anterior uma greve dos jogadores atrapalhou a temporada, havia a ameaça da USFL, de Donald Trump, e o jogador previsto para ser a primeira escolha do draft ameaçava escolher o beisebol. Por outro lado, uma nova geração de superastros estava prestes a entrar na NFL. Assim, Seis QBs foram selecionados na primeira rodada daquele draft – até hoje um recorde. Esse, então, é o tema central de “Elway to Marino”, que conta ainda com relatos pessoais registrados em um diário pelo agente de John Elway e Dan Marino. Além disso, a cereja do bolo é a narração do eterno Detetive Magnum, Tom Selleck.

 

PUBLICIDADE

8. Playing For The Mob

2014, dirigido por Joe Lavine e Cayman Grant

A interseção entre esportes, apostas e a máfia é uma mistura irresistível, e é aí que Playing for the Mob entra em cena. O filme cobre o escândalo do Boston College no basquete universitário., e um dos principais personagens é Henry Hill, que todos imediatamente reconhecem de Os Bons Companheiros (Goodfellas). Além disso, os diretores fizeram com que o ficcional Henry Hill, Ray Liotta, narrasse o documentário, e o resultado vale muito a pena. 

 

10. June 17th, 1994

ESPN / Divulgação

PUBLICIDADE

2014, dirigido por Brett Morgen

17 de junho de 1994. O mundo norte-americano dos esportes estava pegando fogo. O New York Rangers estava a caminho da Stanley Cup, o New York Knicks estava nas finais da NBA, a lenda do golfe Arnold Palmer jogou sua última rodada no Aberto dos EUA e a Copa do Mundo estava acontecendo nos Estados Unidos. Acima de tudo isso, O.J. Simpson hipnotizou a nação de uma maneira muito diferente do que fazia em campo. Este documentário emociona, entristece e emociona com ações ininterruptas durante um dos momentos mais importantes da história do esporte dos EUA.

 

11. Catholics vs, Convicts

2016, dirigido por Patrick Creadon

PUBLICIDADE

A dica original seria The U, documentário de 2009 sobre o programa de futebol da Universidade de Miami, dirigido por Billy Corben. No entanto, é um dos títulos ausentes das opções do 30 for 30 para o Brasil. 

Por outro lado, Miami é também personagem do filme de Patrick Creadon. Um dos maiores jogos do College Football, o duelo de outubro de 1988 entre Notre Dame e Miami foi satiricamente apelidado de Católicos x Condenados por alguns estudantes de Notre Dame. Assim, o diretor Creadon, ex-aluno de Notre Dame, apresenta um relato em primeira pessoa que dá ao documentário uma visão interessante.

 

12. Oscar por Kobe

Oscar por Kobe

PUBLICIDADE

2017, reportagem José Renato Ambrósio

Neste programa especial da ESPN Brasil, um dos maiores jogadores de basquete da história fala sobre o maior jogador brasileiro do esporte. Ídolo do Los Angeles Lakers, o norte-americano foi influenciado por Oscar Schmidt. Paixão, personalidade, estilo de jogo, estilo de vida… Não foram poucos os aspectos que o brasileiro contribuiu para a vida e carreira do americano. Quem é Oscar Schmidt – pelos olhos de Kobe Bryant.

 

13. Winning Time: Reggie Miller vs. The New York Knicks



PUBLICIDADE

2010, dirigido por Dan Klores

Se você quer sentir o que é uma rivalidade, a luta de Knicks e Pacers pela supremacia da Conferência Leste em meados dos anos 90 é a história perfeita. Além disso, um dos trunfos neste documentário é a atenção às nuances. Primeiro, você tem Reggie Miller, o garoto da UCLA que ninguém de Indiana queria. Segundo, a rivalidade, que poucos poderiam igualar. Então, finalmente, Spike Lee. A alternância entre Miller e Lee durante os playoffs é talvez a interação mais intensa e direta entre jogadores e torcedores já mostrada.

 

14. Kings Ransom

30 for 30 King's Ransom

PUBLICIDADE

2009, dirigido por Peter Berg

Acima de tudo, fortes emoções para o fã de hóquei no documentário que inaugurou a série 30 for 30. O que acontece quando Wayne Gretzky, o maior jogador de hóquei de todos os tempos é negociado de sua terra natal para o brilho e glamour de Los Angeles? Peter Berg mergulha na história de frente e faz um relato detalhado de como era para a cidade de Edmonton, depois de perder o filho sagrado e a posse preciosa. Podemos ver a história por trás das pessoas envolvidas no comércio e o preço que isso causou para cada um deles.

 

15. NFL Undiscovered

NFL Undiscovered

PUBLICIDADE

 

2019, produção NFL Films

Em sua segunda temporada, a série mostra os esforços de seis jogadores de diferentes pontos do planeta selecionados pela equipe de scouts da Liga para tentarem uma chance na NFL. Após um período intensivo de treinos, quatro deles terão a chance de uma vaga em times da AFC East. A série é interessante não apenas pela diversidade de background dos personagens, especialmente o carisma do brasileiro Duzão. É especialmente interessante ver o esforço integrado da NFL para expandir seu mercado, com uma estratégia abrangente que integra áreas técnicas, marketing, conteúdo e times. São 7 episódios.

 

PUBLICIDADE

Playlists:

 

Outros esportes:

The Two Escobars

2010, dirigido por Jeff e Michael Zimbalist

Tido em muitas listas como o melhor documentário da série 30 for 30, o comovente filme dos diretores Jeff e Michael Zimbalist trata da relação futebol e tráfico na Colômbia. A ascensão do futebol colombiano é atribuída à injeção de dinheiro das drogas no esporte por Pablo Escobar e outros cartéis de drogas. No entanto, o rápido declínio da equipe após a morte de Escobar resulta no assassinato do jogador Andres Escobar.

 

PUBLICIDADE

The Price of Gold

The Price Of Gold

2012, dirigido por Nanette Burstein

Quem com mais de 30 anos não lembra do escândalo da agressão a Nancy Kerrigan, queridinha americana da patinação artística, antes das Olimpíadas de Inverno de 1994? À medida que o mistério bizarro do ataque se revelava, foi revelado que o ex-marido de sua rival Tonya Harding, Jeff Gillooly, havia planejado o ataque com seus amigos para literalmente eliminar Kerrigan da competição. Assim, “The Price of Gold” relembra a turbulenta carreira e a vida de Harding no espetáculo que elevou a popularidade da patinação artística profissional e Harding ainda enfrenta perguntas sobre o que sabia e quando sabia. Aliás, o episódio recentemente virou também um longa de ficção (“Eu, Tonya”), com diversas indicação ao Oscar. 

 

PUBLICIDADE

Unmatched

2010, dirigido por Nancy Stern Winters e Lisa Lax

A primeira vez que Chris Evert e Martina Navratilova pisaram juntas em uma quadra de tênis, o mundo mal percebeu. Afinal, aenas algumas centenas de espectadores viram a atrevida garota de 18 anos bater na desajeitada checa de 16 anos em 1973. Navratilova disse: “Meu objetivo era que ela se lembrasse do meu nome”. Oitenta partidas depois – em meio ao extraordinário crescimento do tênis feminino – Evert não apenas se lembrou, mas também se tornou uma amiga e confidente comprovada, algo notável considerando que as duas pareciam ser opostos na educação, estilos de vida e relacionamentos pessoais. Em de uma série de conversas pessoais, as cineastas Nancy Stern Winters e Lisa Lax, juntamente com a produtora Hannah Storm, contam a história de uma das maiores rivalidades esportivas individuais e capturam a visão desses dois extraordinários atletas sobre tênis e mundo em mudança.

 

Muhammad and Larry

2009, dirigido por Albert Maysles

PUBLICIDADE

O famoso documentarista Albert Maysles usou imagens gravadas em 1980 durante a luta Ali Vs Holmes para criar este filme. Assim foi possível combinar vozes da época com comentários mais retrospectivos. O resultado mostra um dos declínios mais comoventes da história do esporte: o lendário Ali sendo abatido por agentes gananciosos que se recusaram a reconhecer seus problemas de saúde.

 

Além disso ainda temos  Marta: Ela é GiganteRand UniversityThe Best That Never Was, os novos Vick e Rodman: For Better or Worse e muitos mais… Ufa! Vai faltar tempo!

E em junho ainda vem por aí The Last Dance, série sobre a carreira de Michael Jordan!

PUBLICIDADE

Prepare a pipoca e explore os mais de 170 conteúdos da ESPN Filmes!

LEIA MAIS: 
30 camisas importantes da NBA que foram aposentadas
Os bastidores da negociação de Tom Brady com o Tampa Bay Buccaneers