Home Esportes Olímpicos Federação de Handebol cancela seis eventos pré-olímpicos em meio ao surto do coronavírus

Federação de Handebol cancela seis eventos pré-olímpicos em meio ao surto do coronavírus

Competições que definiriam as últimas vagas para os Jogos Olímpicos na modalidade aconteceriam entre os meses de março e abril. Agora, tudo foi adiado para junho

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O Brasil vai demorar mais um pouco para saber se vai participar das Olimpíadas no handebol masculino. É que o evento pré-olímpico foi oficialmente adiado para o próximo mês de junho. Ou seja, agora o classificatório vai acontecer às vésperas dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

É que a Federação Internacional de Handebol (IHF) decidiu adiar oficialmente seis eventos classificatórios para as Olimpíadas. Esses eventos aconteceriam entre os meses de março e abril. Dessa forma, todos os eventos foram adiados para o mês de junho. Vale lembrar que o handebol olímpico estreia nas Olimpíadas na dia 25 de julho, ou seja, um dia depois da Cerimônia de Abertura do evento.

Entre essas competições, estão três eventos masculinos e mais três femininos. Vale lembrar que o Brasil só vai disputar a vaga em um desses torneios masculinos. Isso porque no naipe feminino, as meninas já garantiram a classificação direta ao conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

PUBLICIDADE

Coronavírus

O motivo do adiamento é o mesmo que está atormentando o mundo do esporte: o surto do coronavírus. Os pré-olímpicos de handebol se juntam às dezenas de eventos que foram adiados ou mesmo cancelados. Neste caso, a IHF estava se mostrando reticente em relação ao adiamento dos pré-olímpicos. A decisão foi divulgada de maneira oficial apenas neste domingo (15).

Mas as sedes dos torneios não foram alteradas. Todas as partidas seguirão sendo realizadas na Europa. Espanha, Hungria e Montenegro vão receber as competições femininas. Já Noruega, França e Alemanha recebem as versões masculinas. Cada competição dará duas vagas diretas para o Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano.

LEIA MAIS

Comentarista avalia medidas contra o coronavírus no Brasil: “Ninguém vai morrer se não tiver futebol”