A pequena cidade de Langford, nas proximidades do Canadá, registrou neste sábado (29) um momento histórico para o esporte brasileiro. É que pela primeira vez na história um atleta do Brasil conquistou o título de campeão do Pan-Americano de Cross Country. O título foi válido pela prova adulta dos 10km. O evento foi realizado em um campo de golfe com direito a uma temperatura muito baixa.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Johnatas de Oliveira Cruz foi o nome do brasileiro que saiu com o título da competição. O atleta da cidade de Guarulhos, em São Paulo, é gari e completou a prova dos 10km em 32:50. A vitória não veio de forma fácil e o título foi portanto conquistado de maneira emocionante.
O brasileiro fez uma disputa de igual pra igual com o norte-americano Anthony Rotich. Este último aliás era visto como um dos claros favoritos para vencer a prova. Johnatas, por outro lado, foi para a prova como o azarão do pelotão. Isso porque ele sequer estava classificado para a competição há cerca de um mês atrás.
A prova
Por volta dos 21 minutos da corrida, o brasileiro e o norte-americano começaram a travar um final de prova épico. Nos últimos 180 metros, o brasileiro parecia estar um pouco na frente do seu adversário. Mas Rotich deu um sprint final e conseguiu ficar de igual pra igual. Os dois competidores chegaram juntos na linha de chegada. Dessa forma, foi considerado que os dois atletas fizeram a prova em 32.50.
Mas a comprovação por foto deu ao brasileiro o título. Os especialistas consideraram que Johnatas chegou milimetricamente à frente do seu adversário dos Estados Unidos.
O resultado repercutiu internacionalmente e o brasileiro deu várias entrevistas. Em uma delas, ele disse que estava muito feliz com o resultado. “Este é o resultado mais importante da minha carreira”, disse o brasileiro à Confederação Brasileira de Atletismo (CBaT). “Sou apenas um corredor competitivo há quatro anos. Foi um final sensacional, mas não desisti, principalmente por tudo o que passei nesse clima frio”, disse ele.
De acordo com fontes da meteorologia, a prova aconteceu com 8º C de temperatura.
LEIA MAIS
Saiba o que o Afogados fará com a premiação da Copa do Brasil após eliminar o Atlético-MG

