Home Futebol Garone: Vasco não tem pressa para acertar com novo técnico

Garone: Vasco não tem pressa para acertar com novo técnico

Sem técnico desde o último dia 16, quando Abel Braga pediu demissão do cargo, o Vasco ainda não definiu quem será o seu novo treinador em 2020. Em razão da pandemia de coronavírus, a escolha ainda pode demorar.

Andre Schmidt
Colaborador do Torcedores.com.

Thiago Larghi, Ricardo Sá Pinto, Jorge Morais, Alberto Valentim, Pedro Caixinha, Gabriel Heinze, Rui Almeida, Eduardo Barroca, Argel Fucks… Em menos de duas semanas sem treinador, o Vasco já teve uma média de quase um nome por dia especulado para ocupar a função no clube.

PUBLICIDADE

Nomes que surgiram tão rápido quanto Abel Braga chegou – três dias após Vanderlei Luxemburgo definir que não ficaria – e saiu de São Januário – 14 jogos depois. Uma passagem tão veloz que sua escolha pareceu mais definida pelos critérios dos participantes do BBB do que motivado por uma escolha técnica: afinidade e falta de opção.

Desde que Abel chegou ao Vasco, em momento algum a diretoria falou em modelo de jogo, trabalho de longo prazo ou reforços que se encaixassem ao esquema do treinador. O primeiro discurso foi sobre atraso salarial e amizade antiga. Basicamente só faltou dizer que era o que tinha.

PUBLICIDADE

Cano e Guarín foram um pedido da torcida. Fellipe Bastos, até onde se sabe, dos jogadores. E Benítez chegou tarde demais. Quase nada girou em torno do treinador. Uma atitude que precisará ser alterada caso o clube almeje um mínimo de estabilidade num 2º semestre que será, por tradição, conturbado por causa da eleição.

Abel custou – ou custará, já que o clube não pagou nenhum salário em dia – cerca de meio milhão de reais por mês. Para o bem dos cofres vascaínos, não completou nem três.

A postura agora parece que será outra, até por dois novos agentes que entraram nessa decisão: José Luís Moreira, novo vice-presidente de futebol, e a pandemia de coronavírus. Mais uma voz pra decidir e mais tempo para pensar.

A coluna entrou em contato com algumas pessoas do futebol do Vasco que deixaram claro que, enquanto não houver uma definição de quando os jogos voltarão, essa decisão não sairá. O Estadual está paralisado até pelo menos o fim do mês que vem. Os jogadores receberão férias de 20 dias a partir de 1º de abril. O Brasileirão pode iniciar somente em junho.

PUBLICIDADE

Até agora, porém, são apenas suposições. Mais um desejo do que uma certeza.

Assim como todos os nomes especulados.