Home Extracampo Jogador africano diz que racismo na Europa vai fazer atletas irem para MLS, nos EUA

Jogador africano diz que racismo na Europa vai fazer atletas irem para MLS, nos EUA

Micheal Azira, do Chicago Fire, classificou racismo no futebol europeu de “horrível” e se disse otimista com o futuro da MLS nos Estados Unidos

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Em alguns anos, os jogadores africanos vão preferir jogar nos Estados Unidos. Pelo menos esta é a visão do jogador Micheal Azira, da Uganda. Azira joga atualmente no Chigago Fire, na MLS, a principal liga do futebol masculino norte-americano. De acordo com ele, os Estados Unidos têm oferecido uma série de condições favoráveis para os jogadores ao redor do mundo. Entre essas condições, estariam as condições de “dignidade” e de “respeito às diferenças”.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Azira é atualmente meio-campo do Chicago Fire. De acordo com ele, a MLS está melhorando a sua reputação em todos os sentidos. Isso, ainda de acordo com o jogador, motivaria os jogadores estrangeiros a optar pela liga em detrimento aos grandes campeonatos europeus.

Para além do aspecto econômico, ele disse que a “onda de racismo” que está balançando o futebol europeu também não deixa de ser um fator importante nesta escolha. “Na Europa, está sendo realmente horrível. Se você ver as coisas foram feitas com o  (Romelu) Lukaku e esses outros grandes jogadores, você fica triste. Eu sinto que isso acaba com o jogo”, disse ele.

PUBLICIDADE

“Eu quero estar em um ambiente em que as pessoas se amem e as pessoas se respeitem. A humanidade vem primeiro”, completou o atleta.

Azira

Embora ainda desconhecido de boa parte dos fãs de futebol, Azira já tem status de ídolo na Uganda. Aliás, ele esteva na equipe que disputou a Copa das Nações Africanas, em 2019. Ele está na seleção principal do seu país desde 2016. Ele não esconde portanto que está na hora de conseguir ajudar a classificar a sua equipe para uma Copa do Mundo da FIFA.

“Sinto que está chegando a hora e não estamos longe de nos classificarmos para a Copa do Mundo”, disse ele em entrevista para a rede de TV CNN.

Azira é o único jogador de Uganda que vai disputar esta edição da MLS. Mas ele acredita que essa realidade pode mudar. O número de jogadores africanos nas últimas temporadas na competição tem aumentado significativamente. Em 2019, a competição norte-americana contou com a participação de 44 jogadores africanos de 19 países diferentes.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Jogadores chegam a acordo com MLS e receberão direitos de mídia