Home Futebol Messi e Cristiano Ronaldo no Barcelona? Jornal conta como quase aconteceu

Messi e Cristiano Ronaldo no Barcelona? Jornal conta como quase aconteceu

Episódio ocorreu em 2009, época que Cristiano Ronaldo se transferiu do Manchester United para o Real Madrid

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo dominaram o futebol nos últimos anos e viveram uma rivalidade que transcendeu Barcelona x Real Madrid. Neste domingo (29), o jornal Sport, da Espanha, relata como que os dois principais jogadores do futebol mundial quase atuaram com a mesma camisa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A publicação usou um trecho do livro “Cristiano Ronaldo – La biografia”, escrito pelo famoso jornalista espanhol Guillem Balagué, que mostra movimentos perto da janela de trasnferências de verão de 2009 na Europa. Na época, o Real Madrid tinha o empresário Ramón Calderón como presidente. Ele foi ao programa “El Larguero”, da tradicional rádio Cadena SER, e disse que Cristiano Ronaldo já tinha um acordo com o Manchester United para mudar de clube naquela oportunidade.

O apresentador do programa, José Ramón de la Morena, cometeu um ato que se tornou um problema: ele revelou que havia um contrato entre os merengues e o português, que contava com uma cláusula de confidencialidade que, se quebrada, poderia invalidar toda negociação entre as partes.

PUBLICIDADE

Sir Alex Ferguson, treinador do Manchester United na ocasião, não gostou do vazamento de informações e até cogitou não permitir a saída de Cristiano Ronaldo. Coube a Jorge Mendes, empresário de CR7, contornar a situação que se desenhou. No entanto, o técnico dos Red Devils continuou batendo o pé e afirmando que seu atacante não iria deixar Old Trafford.

Veio segunda crise: Ramón Calderón, então presidente do Real Madrid, caiu do cargo, dando lugar a Vicente Boluda, que ficou responsável por conduzir a negociação por Cristiano Ronaldo. O novo mandatário revelou ao empresário de CR7 que estava afim de testar o mercado e abrir mão da operação pelo português.

Além do mais, o novo presidente estava sendo pressionado nos bastidores a não pagar 100 milhões de euros em Cristiano Ronaldo. Eduardo Fernández de Blas, membro do conselho do clube, analisou a situação do Real Madrid e justificou o motivo de não querer CR7 nos merengues:

“No Liverpool, existem mais espanhóis do que no Real Madrid. Cristiano é um dos melhores jogadores do mundo, mas Manchester pede muito por ele e com esse dinheiro você pode contratar dois jogadores de time espanhol. Resta ver como isso está vinculado e o que o treinador deseja. Também devemos valorizar a responsabilidade de quem fez um investimento que possa colocar em risco a solvência do clube. Talvez seja mais interessante investir 100 milhões em vários jogadores do que em apenas um. E se possível, espanhóis.”

PUBLICIDADE

A história mudou de rumo neste momento. O empresário aceitou romper o acordo inicial que havia feito e abriu outras portas para o destino de Cristiano Ronaldo. A publicação do Sport mostra trechos do livro “Cristiano Ronaldo – La biografia” que conta como foi a situação; confira:

“A reação de Jorge Mendes foi surpreendente. Ele aceitou romper o acordo sem custos para o Real Madrid, e resolveu enviar seu advogado, Osório de Castro, a Madri, para que ele estivesse na cidade no dia seguinte, pela manhã. Quando Vicente Boluda comunicou o ocorrido a José Ángel Sánchez [diretor-geral do Real Madrid], ele não conseguia acreditar”

“Neste momento, teve início uma ‘jornada de loucos’. Por que Mendes teve essa reação? Acontece que o representante de Ronaldo tinha mais duas ofertas na manga pelo jogador, ambas em quantidades superiores à do Real Madrid: uma do Barcelona, de 105 milhões de euros, e outra do Manchester City, que algumas fontes sugerem que chegava aos 150 milhões de euros”

“Lionel Messi, então com 21 anos, naquela que seria sua 2ª temporada com o técnico Josep Guardiola, poderia ter compartilhado vestiário com Cristiano Ronaldo!”.

PUBLICIDADE

“Só que José Ángel Sánchez e outros diretores de alto escalão do Real Madrid temiam que perder o português poderia trazer ao clube uma larga época de desastres. ‘Se o Barça contratar Cristiano, ficaremos 10 anos sem ganhar um título’, disse um grande cartola do clube. E, assim, foi decidido que Ronaldo tinha que ir para o Real Madrid”

Ao final de tudo, Vicente Boluda deixou o cargo de presidente após um curto período e deu lugar a Florentino Pérez, que é mandatário até os dias de hoje e montou o time de galácticos no Real Madrid com Ronaldo, Roberto Carlos, Zinedine Zidane, Luís Figo, David Beckham, Robinho e outros. Depois de uma longa novela, Cristiano Ronaldo foi anunciado como novo jogador dos merengues em uma transação de 94 milhões de euros.

Ele venceu quatro Champions League e se tornou uma lenda do futebol no clube.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Mbappé inclui Messi, CR7 e Neymar em time ideal; Marcelo e outros jogadores montam suas equipes