Home Esportes Olímpicos Multidões desafiam coronavírus para acompanhar revezamento da tocha no Japão

Multidões desafiam coronavírus para acompanhar revezamento da tocha no Japão

Centenas de pessoas ignoraram as recomendações de médicos ao redor do mundo de evitar aglomerações. Olimpíadas estão marcadas para julho

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Engana-se quem pensa que o revezamento da tocha olímpica pelo Japão está acontecendo sem público. Desde o início do evento, centenas de milhares de pessoas já se reuniram para ver a passagem da tocha pelo país. A última vez que Tóquio recebeu uma edição olímpica foi nos Jogos de 1964.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mas essa aglomeração de pessoas já começa a preocupar organizadores e institutos de saúde ao redor do mundo. É que há uma recomendação geral de se evitar grandes públicos. Dessa forma, vários eventos, esportivos ou não, estão cancelados ao redor do mundo.

Além disso, a grande maioria dos países atingidos concorda que a melhor maneira de evitar uma propagação mais rápida da Covid-19 é o isolamento social. Por isso, vários governos estão optando pela quarentena. Ou seja, há o pedido para que as pessoas fiquem em casa.

PUBLICIDADE

O Revezamento

Mas isso não está acontecendo de fato no Revezamento da Tocha Olímpica de Tóquio. No último sábado (22) uma multidão de mais de 50 mil pessoas acompanhou de perto um evento para ver a chama olímpica na cidade de Sendai. A cidade fica localizada na região de Miyagi, no Japão.

Várias pessoas que estavam no evento estavam utilizando máscaras de proteção de boca e nariz. Mas a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que este não é um acessório muito eficiente se a quarentena não for realizada. Além de tudo isso, uma gigantesca fila foi formada para o momento de se tirar uma foto individual com o fogo olímpico.

Os organizadores não falaram nada sobre o assunto de maneira oficial. Mas de acordo com informações da imprensa japonesa, há um certo ar de arrependimento entre eles. Dessa forma, há a informação ainda não confirmada de que esses eventos públicos da tocha olímpica sejam cancelados em reuniões futuras.

Seja como for, o número de mortes por causa do coronavírus no Japão ainda é considerado baixo pela maioria dos especialistas na área de saúde. De acordo com dados oficiais, o país soma 1.055 infectados e 35 mortos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Jogador da Roma critica aqueles que não respeitam a quarentena