Home Games Os 5 passos para começar a criar seu primeiro game

Os 5 passos para começar a criar seu primeiro game

Criar seu primeiro game não é fácil, requer muita disciplina e paixão, e por isso, hoje separamos os 5 primeiros passos para tirar seu projeto do papel

Hugo Zolin
Colaborador do Torcedores.com.

A primeira, e talvez mais importante questão quando se fala em desenvolvimento de games é: Preciso fazer uma faculdade especializada em desenvolvimento de jogos? A princípio tudo depende. Este é um grande investimento, tanto em tempo, quanto financeiro. Estes cursos variam de 2 a 4 anos e, geralmente, não acompanham as evoluções das principais ferramentas da atualidade, como Unity, Unreal etc.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Unity e Unreal são as principais ferramentas que trazem constantes melhorias e ajustes para se tornar mais fácil e amigável para os usuários de primeira viagem. Isso inclui mudanças em plataformas, como Steam, que até certa época, era a “preferida” para lançamento de novos jogos. Agora com a Epic Games Store, desenvolvedores possuem uma nova gama de oportunidades.

O primeiro passo na hora de criar seu primeiro game é disciplina. É importante passar de 3 a 4 horas por dia estudando as ferramentas que você utiliza, seja ela Unity, Unreal, Blender (Para projetos 3D) etc. Vale ressaltar que, se você é o tipo de pessoa que não consegue manter o foco quando estiver aprendendo sozinho, um curso especializado é a sua melhor opção.

PUBLICIDADE

Já temos uma ideia de como vamos abordar o assunto, então vamos para as dicas!

Aprenda Unity ou Unreal

Estas duas ferramentas são completamente gratuitas, embora a Unreal exija uma pequena parcela de lucro sobre a venda do seu jogo, o que, para um iniciante, não é recomendável. Enquanto o Unity não possui nenhum tipo de taxa e é muito fácil de se aprender. Sem entrar em tecnicalidades, a ferramenta utiliza a linguagem C#, que é super fácil de se aprender, se formos comparar com outras linguagens de programação.

null

Grandes títulos, como Cuphead, Inside, Cities: Skylines, Ori and the Blind Forest, são apenas alguns dos milhares desenvolvidos pelo Unity. Além disso, ela é aceita nas principais plataformas da atualidade, como XBOX One, PS4, Steam, Epic Games, Nintendo Switch, iOS e Android.

PUBLICIDADE

Existem diversos tutoriais em português e em inglês no Youtube de como iniciar no programa, e você pode instalá-lo clicando aqui.

2D ou 3D?

Antes de colocar a mão na massa e criar seu primeiro game, é importante decidir como ele será desenvolvido. Existem diversos desenvolvedores indies que preferem a criação de jogos em 3D, o que gera uma quantidade extra de trabalho e gastos. É recomendável que adote no seu primeiro game, o formato 2D. Com artes simples que podem ser feitas em Photoshop ou Illustrator, acaba se tornando mais fácil de alcançar seu objetivo.

As principais ferramentas para criar uma arte 2D são:

  • Photoshop

Nele, você irá criar personagens, ambientes, cenas, e uma infinidade de objetos que podem ser adicionados ao seu game. Uma dica é: Busque simplicidade. Diversos games encontram dificuldades em ser aceitos em plataformas como XBOX e PS por conta de excessos.

PUBLICIDADE

Uma das vantagens de utilizar o programa, é a facilidade de transportar a arte finalizada dele, para o Unity, com apenas um clique.

  • Illustrator

O “irmão mais velho” do Photoshop, é um pouco mais complexo de se usar, pois utiliza diversas ferramentas específicas, que são importantes na hora da criação de um personagem. Então é escencial que, caso queira utilizar o Illustrator, que busque tutoriais e aulas gratuitas na Internet.

  • Spine 2D

Após a criação do seu personagem e cena no Unity, chegou a hora da animação. O Spine 2D é uma excelente ferramenta que, infelizmente é paga, mas que irá levar seu projeto em diante. Vale lembrar que a Unity utiliza algumas ferramentas importantes desse programa, então, caso você não possa adquirir, poderá utilizar gratuitamente algumas funcionalidades no Unity.

  • Blender

Para você que quer começar seu projeto 3D, Blender é uma ferramenta totalmente gratuita de criação de artes neste formato, desde objetos simples até os mais complexos. Durante os últimos anos, o programa ganhou diversas atualizações o deixando mais fácil de se usar.

PUBLICIDADE

Som e programas gratuitos

Talvez a parte mais difícil na hora de desenvolver um jogo é saber como trabalhar com áudio. Existem diversos sites (freesound.org, productioncrate.com) que disponibilizam efeitos gratuitamente, enquanto outros costumam cobrar uma determinada quantia.

Após pesquisar o tipo de som que você procura, outro programa que você irá utilizar é o Adobe Audacity, que nada mais é, do que um editor de áudio. São diversas ferramentas e efeitos para deixar o áudio do jeito que você quer, então use e abuse desse programa.

  • Testes, testes e mais testes

Ao chegar no quarto passo, acredita-se que você possua o conhecimento necessário para avançar. Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa. Não tenha medo de errar, crie o que acreditar ser o que você idealizou.

5 passos para começar a criar seu primeiro game

PUBLICIDADE

Se sentir preso e não ter ideia do que fazer no próximo passo é normal, a dica é: apresente seu projeto para seus amigos. Claro, é importante que estes amigos entendam o processo e que saibam criticar e apontar melhorias, ideias e sugestões para que seu game tenha um resultado positivo.

Chegou a hora!

A última, mas não menos importante, dica de como começar a criar seu primeiro game é… Lançar seu game. Se você seguiu todos os quatro primeiros passos, tomou conhecimento do que poderia ser melhorado, se dedicou e acredita no que criou, essa é a hora de colocar seu trabalho para que todos vejam.

Como mencionado diversas vezes, existem várias plataformas que variam as regras para lançamento de jogos, principalmente indies. É aconselhavel que o faça uma de cada vez, para que não haja nenhum estresse a mais nessa última etapa.

Esses foram apenas alguns, dos principais passos para criar seu primeiro game. Existem diversos outros fatores que podem te beneficiar e impor certas dificuldades na hora de desenvolver. Não é uma tarefa fácil, mas a partir do momento em que você se diverte criando seu jogo, significa que está seguindo o caminho certo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Inspirado em Rainbow Six, Area F2 está em pré-registro para Android