Home Futebol Presidente da Federação Espanhola explica pausa e alerta: “Somos portadores potenciais do coronavírus”

Presidente da Federação Espanhola explica pausa e alerta: “Somos portadores potenciais do coronavírus”

Em coletiva de imprensa, Luis Rubiales falou sobre a decisão da Copa do Rei, o futuro da Eurocopa e a paralisação do Campeonato Espanhol

João Pedro Nascimento
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (12) abordando as mudanças causadas no futebol do país pela pandemia do Coronavírus. Após o adiamento da Copa do Rei e a incerteza sobre a Eurocopa, o Campeonato Espanhol também foi paralisado como precaução contra o contágio cada vez maior da doença. O dirigente lamentou o momento vivido, mas pediu colaboração e união de todos, afirmando que novas decisões serão tomadas em 25 de março.

— Devemos estar unidos neste momento. Conversamos com todos para que a coordenação seja total. Espero que tudo corra bem e as datas possam ser recuperadas. Em 25 de março, tomaremos novas decisões. Todo dia, o cenário muda. Todos nós somos portadores potenciais do Coronavírus no futuro. Se o cenário for mais sério, serão tomadas medidas.

EUROCOPA, CAMPEONATO ESPANHOL E COPA DO REI

PUBLICIDADE

Rubiales falou ainda sobre a decisão de se realizar ou não a Eurocopa, que estava programada para começar no dia 21 de março, com a final programada para o dia 31. De acordo com o dirigente, apesar de querer que a competição seja realizada, a prioridade devem ser as pessoas, e a responsabilidade de se tomar qualquer medida pertence à UEFA. O mesmo vale para os amistosos de seleções.

— Qualquer decisão da Eurocopa passa pela UEFA. Cabe à UEFA ver como ela funciona. Não gostamos de parar, mas todos estão satisfeitos com a possibilidade de parar. Agora somos um dos países afetados. Vamos esperar para ver o que diz a UEFA. Isso é global. Temos jogadores afetados, mas não cabe a mim, e sim à UEFA. Penso que esta reunião será realizada com a UEFA para que a decisão seja comunicada, disse Rubiales, antes de comentar diretamente sobre o futebol espanhol, especialmente o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei:

— A prioridade são as pessoas. Se você conseguir terminar (o Espanhol), bem. Se não, precisará encontrar uma fórmula de pontuação. Concordamos em tentar garantir essa final (da Copa do Rei) com o público nas arquibancadas de La Cartuja, para transbordar. Portanto, a primeira medida foi descartar o dia 18 de abril.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE