Home Mídia Esportiva São Paulo e Fluminense marcam audiências sem destaques na tarde de estaduais da Globo

São Paulo e Fluminense marcam audiências sem destaques na tarde de estaduais da Globo

Problema é maior no Estadual do Rio, que vem sistematicamente registrando audiências abaixo das registradas em sua edição anterior

Vinicius Paiva
Economista com passagem pelo Globoesporte e contribuição ao Yahoo. Autor do antigo Blog Teoria dos Jogos. Tem como pauta números, cifras e audiências televisivas.

Que os estaduais são um produto não visto com futuro promissor na Globo, todo mundo já sabe. Tanto que a emissora iniciou o ano evitando veicular partidas válidas pelos regionais em suas noites nobres de quarta-feira. Mas no Paulistão, os números pelo menos estão alinhados (e até mesmo um pouco superiores) aos registrados na mesma altura da edição passada. O problema mesmo vem sendo a praça do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

A vitória do São Paulo por 2 x 1 sobre a Ponte Preta rendeu ao canal carioca 21 pontos com 37% de participação. Se não foi uma grande audiência, ao menos alinhou com as seis rodadas televisionadas anteriormente, que marcaram média de exatos 21 pontos (mas com share maior, de 39%). À mesma altura do campeonato do ano passado, a média vinha pouco superior a 19 pontos com 36%, ou seja, o torneio de 2020 vem atraindo mais público pela TV.

PUBLICIDADE

Em solo carioca é que a coisa preocupa: a goleada do Fluminense sobre o Madureira (5 x 1) fez a emissora registrar 19 pontos com 33%. Foram números melhores do que os 17,4 pontos das cinco rodadas anteriores. Mas o share do campeonato vinha em 36%, o que denota subida de audiência porque mais aparelhos de TV estavam ligados no chuvoso domingo carioca. Quando se olham as seis primeiras rodadas transmitidas no passado, os números estavam em 21,3 pontos com 40%. A redução, portanto, é sintomática.

Cada ponto no Ibope equivale a 74.987 domicílios ou 203.309 indivíduos sintonizados na região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário. No Rio de Janeiro, um ponto equivale a 47.454 residências ou 121.090 espectadores.

 

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Apesar da concorrência com título do Fla, futebol na Globo tem audiências razoáveis