Home Mídia Esportiva Vasco e São Paulo têm fim de semana de baixas audiências na Globo

Vasco e São Paulo têm fim de semana de baixas audiências na Globo

Jogos do Cruzmaltino e  do Tricolor Paulista renderam à emissora a 3ª pior audiência dos campeonatos paulista e carioca

Vinicius Paiva
Economista com passagem pelo Globoesporte e contribuição ao Yahoo. Autor do antigo Blog Teoria dos Jogos. Tem como pauta números, cifras e audiências televisivas.

O limbo em que se encontram os estaduais, ainda fora das rodadas decisivas para classificações e eliminações, vem cobrando um preço à TV Globo, detentora dos direitos de televisionamento. As partidas de ontem, tanto no Rio quanto em São Paulo, registraram o terceiro pior número dos dois torneios até aqui.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

No Rio de Janeiro, o empate entre Volta Redonda e Vasco rendeu à Globo 18 pontos de audiência com 39% de participação. Números apenas superiores aos 15 pontos com 32% de Bangu x Fluminense, pela 3ª rodada da Taça Guanabara, e aos 15 pontos com 34% da semifinal da Guanabara, entre Boavista e Volta Redonda. Contudo, existe um porém: o share da partida de ontem (39%) foi bom, só perdendo para os 42% (20 pontos) do clássico Fluminense x Botafogo, também pela Taça Guanabara. Significa que havia relativamente poucos televisores ligados, talvez pelo impacto que tardes ensolaradas de domingo fazem na capital fluminense. Sob esta ótica, os 18 pontos não foram tão ruins.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, mesmo com uma pontuação absoluta maior, análises na mesma direção apontam para uma audiência verdadeiramente baixa. Botafogo-SP x São Paulo marcou 19 pontos com 34%. Tratam-se de números só melhores que os 18 pontos com 35% de Palmeiras x Mirassol e que os 14 com 27% de Ituano x Santos, no sábado de Carnaval. Só que o share de 34% só superou o da partida santista, transmitida no pior dia possível para o futebol. Pode ser um indicador de que o mau momento são paulino estaria respingando nas audiências do time.

Cada ponto no Ibope equivale a 74.987 domicílios ou 203.309 indivíduos sintonizados na região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário. No Rio de Janeiro, um ponto equivale a 47.454 residências ou 121.090 espectadores.

 

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Fla registra melhor estreia de um jogo da Libertadores na Globo em 20 anos