Home Games Análise: Wide Ocean Big Jacket

Análise: Wide Ocean Big Jacket

O indie Wide Ocean Big Jacket te leva para um acampamento numa tentativa de narrativa diferente

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Videogames e filmes são meios diametralmente opostos, apesar das tentativas dos criadores de jogos em imitar linguagens fílmicas. A questão é que, jogos são interativos, enquanto os filmes passivos. Frequentemente, quando os jogos tentam emular o cinema, são com cenas não interativas (cutscene) em um meio sobre interatividade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba tudo sobre o universo dos Games no Torcedores.com

Em jogos de grande orçamento, como Red Dead Redemption, The Last of Us e Final Fantasy, isso se tornou o modo como uma história é contada. Mas também existem jogos como Wide Ocean Big Jacket, que usam técnicas cinematográficas e as aplicam à interatividade em vez de uma cena. É o suficiente para fazer você desejar que houvesse mais jogos como esse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

História

Wide Ocean Big Jacket é um jogo de contos, incluindo 20 capítulos, com quatro personagens jogáveis, Cerca de 10 mil palavras de diálogo e 8 áreas exploráveis, todos renderizados em um belo estilo de arte 2D / 3D. Ele pode ser jogado no PC (via Steam) e no Nintendo Switch.

A história de Wide Ocean Big Jacket é centrada em Mord, uma estudante hiperativa do ensino médio que namora Ben. Ela e o namorado vão para um acampamento perto da praia acompanhados pela tia (Cloanne) e (seu tio?) Brad.

PUBLICIDADE

Esse não faz parte do grupos de jogos com premissas simples e que acabam surpreendendo o jogador devidos as suas grandes reviravoltas, tramas sobre ou se aprofundamento nos demônios internos dos personagens. Pelo contrário, Wide Ocean Big Jacket é mais um “experimento social” de interação e storytelling. Ou seja, no jogo fazemos tudo que vimos nos filmes americanos de acampamentos: assar cachorros-quentes no fogo, observar pássaros, contar histórias de fantasmas, tomar uma bebida na cuba e andar de skate na praia.

PUBLICIDADE

Jogabilidade e imersão

Como citado desde o início do texto, a proposta de emular cinema com interatividade nos deixa muito próximos dos personagens, tanto no texto, quanto na jogabilidade. Que, a propósito, é bem regular, passando constantemente o bastão entre os quatro personagens jogáveis ​​de uma maneira que parece rápida, mas também orgânica.

Outro fator importante para a imersão são os movimentos da câmera do jogo, permitindo que o jogador selecione se deseja solicitar que Mord ou Ben conversem sobre algo. Mas também mostra alterações nas cenas entre diálogos. Em um momento posterior do jogo, enquanto um dos personagens conta uma história assustadora, o conto é dividido em momentos em que você é capaz de se deslocar para ver as reações físicas dos personagens circulando a fogueira após cada nova parte do jogo.

Roteiro

Este é um jogo cheio de texto, mas ele é tão bem escrito e usado nos momentos ideias, que não são cansativos. A Turnfollow faz um ótimo trabalho ao mesclar momentos de exploração no ritmo do seu próprio ritmo com um diálogo suficientemente estranho. Os ambientes são pequenos e não existem muitos, mas todos têm um grande impacto.

No começo Mord parecia exagerada demais, mas suas brincadeiras e falta de filtro são finalmente equilibradas pelo resto do elenco. Falando em humor, esse é outro acerto do roteiro Wide Ocean Big Jacket, que, mesmo algumas vezes bobo, ele nos diverte – ao mesmo tempo que nos conta algo sobre os protagonistas.

PUBLICIDADE

Considerações finais

Certamente um dos dilemas dos criadores do jogo era se ele seria “só” um acampamento. No final o sentimento é misto, uma vez que a jogabilidade nos transporta para uma sensação cinematográfica de assistir e interagir. Entretanto, gostaria de ver um pouco mais de ambição.

Embora não seja uma experiência memorável, e a duração de um filme (campanha entre 60-90 minutos), acredito que ainda não vimos o melhor da Turnfollow com o Wide Ocean Big Jacket, mas uma coisa é certa: precisamos ficar de olho nos próximos títulos dessa equipe.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Prós

  • Rico construção de quatro personalidades opostas
  • Narrativa imersiva e gameplay imersivos
  • Arte simples e coerente pela proposta do jogo

Contras

  • Campanha curta (entre 60 a 90 minutos)

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Jogador do Nottingham Forest faz história em clube no Football Manager

Atualização de No Man’s Sky disponibiliza mechas para pilotar

Youtuber joga Dark Souls 3 com o controle Ring Fit do Switch

Better Collective