Home Futebol Auge nos anos 2000 e mais: os melhores momentos do Americano no Campeonato Carioca

Auge nos anos 2000 e mais: os melhores momentos do Americano no Campeonato Carioca

Clube teve seu auge no Campeonato Carioca no início dos anos 2000, mas hoje é apenas um coadjuvante

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Muitos clubes fora do G-4 sofreram com a paralisação do Campeonato Carioca. O Americano foi um deles. Além do estadual, o Mosqueteiro tem a Copa Rio no segundo semestre. Mas enquanto as coisas ainda não se acertam, vamos relembrar os melhores momentos do Americano no Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Siga o Torcedores também no Instagram

Prólogo

Em 1987, o Americano foi campeão do Módulo Azul do Campeonato Brasileiro (Equivalente à Série C). Devido as transmissões precárias e uma série de desencontros, não há grandes informações sobre a campanha do Mosqueteiro. Mas depois desta conquista, passou anos sem brilho.

PUBLICIDADE

Anos 2000

O campeonato carioca de 2002 foi recheado de polêmicas e com uma evasão muito grande do G-4 (Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense), que optou por se esforçar com o Rio-São Paulo. Assim, o caminho estava livre para os times pequenos. E o Americano soube aproveitar a falta de concorrência.

No primeiro turno, o Americano bateu o Vasco. No segundo, a vítima foi o Bangu. Em ambos o placar foi de 2 a 1. Na decisão, derrota nos dois jogos para o Fluminense, que acabava de voltar da Serie C e não conquistava um estadual desde 1995.

Em 2005, foi vice-campeão, perdendo nos pênaltis para o Volta Redonda. E em 2006, foi vice-campeão da Taça Rio, perdendo para o Madureira por 1 a 0. Após 2006, nunca mais houve uma grande conquista dentro dos estaduais. Mas mesmo campeão ou vice, o Americano sofreu com boicotes e até mesmo a falta de sorte.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre o Campeonato Carioca

FERJ cancela Série C do Carioca, Copa Rio e adia divisões do Estadual por pandemia de coronavírus

Zagueiro Thiago Silva destaca sonho de voltar ao Fluminense: “sou muito grato”