Home Futebol Bacelona 8 X 0 Santos: Quais fatores levaram a este resultado?

Bacelona 8 X 0 Santos: Quais fatores levaram a este resultado?

O jogo entre Santos e Barcelona foi a pá de cal na geração dos Meninos da Vila.

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

No dia 2 de agosto de 2013, foi disputado o Troféu Joan Gamper, que ficou marcado como um amistoso comemorativo para a estreia de Neymar no Barcelona, a transferência mais cara da história do Santos até então. Mas a festa durou até os 7 minutos, quando Messi abriu o placar para o Barça, e definitivamente se concretizou em uma tragédia quando no apito final estava Barcelona 8 X 0 Santos. Se somado com o mundial de clubes, 12 a 0. Mas o que levou à tamanho vexame? O Santos tinha um time tão inferior ao Barcelona? Nós do Torcedores.com vamos trazer todas as hipóteses e levantar o que aconteceu.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Lá em 2010

Tudo começa na transição entre presidentes. Saiu Marcelo Teixeira e entrou Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro. E em meio a esta crise, o presidente se vê sem dinheiro para grandes reforços. Assim como em 2002, resolve mais uma vez apostar nas pratas da casa. E para liderar esse time havia sido contratado o meia Giovanni, que participou da campanha do vice campeonato de 1995 e foi eleito o melhor jogador daquele torneio. Mas pouco a pouco foi perdendo espaço na equipe para outro craque que chegou de empréstimo.

PUBLICIDADE

Sem espaço no Manchester City, Robinho resolve retornar ao Santos. O primeiro retorno foi marcado por ter sido o maestro desta nova geração, que contava com Neymar, Paulo Henrique Ganso, André, Rafael e Wesley, revelados na base, e outros nomes que tiveram destaque como Arouca, Edu Dracena e Alex Sandro.

Em 2010, o Santos tinha um time promissor, que apresentava um bom futebol, tendo chegando a marca de 174 gols. Muito desses foram marcados nas campanhas no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Entre algumas goleadas, podemos destacar: 10 a 0 sobre o Naviariense-MS e 8 a 1 sobre o Guarani. Ao final do primeiro semestre, o Santos conquistou o Paulista e a Copa do Brasil. Mas foi aí que começaram os problemas.

Segundo semestre tenebroso

Após a decisão da Copa do Brasil, Robinho retornou de seu empréstimo. Pouco tempo depois, em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro, Ganso rompe o menisco e fica afastado por seis meses. André havia se transferido para o Dínamo de Kiev. Com isso, Neymar, com 18 anos, foi o único remanescente e não pôde fazer muito no Brasileirão.

PUBLICIDADE

Leia Mais sobre o Santos

Jesualdo não pensa em reforços, acredita que vai deixar lucro ao Santos e vê paralisação em hora ruim

Em 2011

Já com Ganso recuperado, mas sem o brilho de antes, o Peixe é campeão estadual. Mesmo com as consequências geradas pelas lesões, Ganso participou das campanhas da Libertadores e do Mundial. Mas nesse ano o time contava com outros nomes, como Zé Love, que se destacou na temporada de 2010 e ganhou espaço na temporada seguinte, o lateral Danilo e o repatriado Elano.

Antes de chegarmos no Mundial de Clubes, é preciso voltar ao Brasileirão daquele ano. Após a conquista da Libertadores, que ainda se encerrava no final do primeiro semestre, o Santos terminou o torneio na decima colocação. Com 55 gols marcados e sofridos, nesta campanha é importante destacar alguns resultados, como Santos 2 x 3 Coritiba: em plena Vila Belmiro, o Peixe teve duas expulsões e perdeu de virada para o time paranaense.

PUBLICIDADE

Mas nenhum jogo se compara com Santos 4 x 5 Flamengo. A partida é lembrada pelos santistas a que deu o prêmio Puskas à Neymar, mas foi um jogo que mostrou a inconsistência da defesa do Santos. Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Peixe vencia por 3 a 0. Aos 43 minutos, o Flamengo conseguiu o empate. No início do segundo tempo, Neymar faz 4 a 3, mas Ronaldinho marca 2 vezes e faz 5 a 4. O jogo entrou para a história como uma das maiores viradas de todos os tempos, mas deveria servir de alerta, pois o Santos levou 5 gols e desperdiçou um pênalti.

No Mundial de Clubes

O Santos era um time convincente no ataque, mas que tinha problemas na defesa, que constantemente sofria viradas. Mas ainda assim foi para o Mundial com a esperança de fazer frente ao Barcelona.

Na semifinal contra o Kashiwa Reysol, do Japão, o Santos passou sem dificuldades, vencendo por 3 a 1. Mas a final reservava algo diferente.

PUBLICIDADE

Logo no primeiro tempo, já estava totalizado 3 a 0 para o Barcelona, com a defesa santista perdida e poucas bolas chegando no ataque. Aos 37 minutos da segunda etapa, Messi sacramentou o placar de 4 a 0.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se Inscreva

Siga o Torcedores também no Instagram

2012 e o fim da Era Neymar

Em 2012, o Santos é tricampeão paulista de forma consecutiva, vence a Recopa Sul-americana, mas novamente faz uma campanha mediana no Brasileirão. Consegue chegar à semifinal da Libertadores com uma campanha superior em relação ao ano anterior: primeiro lugar no grupo e 8 a 0 sobre o Bolívar-BOL nas oitavas. Mas nas semifinais é eliminado para o Corinthians.

No ano seguinte, com Neymar cada vez mais em alta, fica inviável ao Santos mantê-lo no time. Em 25 de maio, é oficializada a saída de Neymar para o Barcelona. No mesmo dia, disputa a sua última partida com a camisa do Peixe.

PUBLICIDADE

A estreia do Neymar no Barcelona

O jogo que seria a estreia de Neymar no Barcelona foi um amistoso entre contra o Santos, válido pelo Troféu Joan Gamper. Não havia grandes expectativas para uma vitória santista.

Vale lembrar que, naquele momento, Ganso, André e Neymar já haviam saído do Santos. Além de outros jogadores como Rafael, Elano e Robinho. Com isso, aliado a uma defesa inconsistente, o resultado não poderia ser outro.

Com um Barça jogando tranquilamente, sem correr nenhum risco. Pode se reafirmar como um dos melhores do mundo. E o Santos mostrou que precisava ser reestruturado.

PUBLICIDADE

Conclusão

Os fatores que levaram ao 8 a 0 são a superioridade do Barcelona sobre o Santos, seja financeira, de diversidade de jogadores. E o fato de a imagem do Santos ser muito associada á um futebol mágico, mas sendo apenas uma equipe que foi a “sensação”. Ainda que tenha muitas conquistas, o Santos, no período de 2010 até 2013, não foi uma grande força no Brasileirão.

Os números do Santos no torneio foram oitavo colocado em 2010, décimo em 2011 e novamente oitavo em 2012. O Brasileirão nos serve como parâmetro pois é um campeonato anual com os maiores clubes do país, e o Santos não foi superior a eles.