Dos anos 60 aos 2000: os melhores momentos do Bangu no Campeonato Carioca
Alvirrubro possui feitos em sua história maiores do que alguns clubes da elite do futebol brasileiro
Raphael Santos / Bangu
Com a paralisação dos campeonatos estaduais, muitos clubes menores podem vir a ser prejudicados. Um deles é o Bangu Atlético Clube. Além do Carioca, ele também vai participar da Série D do Brasileirão em 2020. Vale lembrar que a equipe já foi eliminada pelo Oeste na primeira fase da Copa do Brasil.
Entretanto, o que hoje é uma equipe menor, já foi considerada de grande porte e deu muito trabalho para os grandes do Rio de Janeiro. Portanto vamos relembrar das conquistas do alvirrubro em âmbito estadual.
Confira momentos marcantes do Bangu
Os anos 60
O Bangu foi uma grande força dentro do Campeonato Carioca. Mas é preciso lembrar que naquele tempo o Carioca era disputado em um formato diferente, muitas vezes em turno único. Em 1964 e 1965 foi vice-campeão. Se sagrou campeão em 1966 ao vencer o Flamengo em final marcada por grande confusão. Foram nove expulsões, cinco do lado do Flamengo e quatro do lado Bangu. Essa foi a última vez que um time de fora do G-4 venceu um Campeonato Carioca. E no ano seguinte foi mais uma vez vice-campeão perdendo para o Botafogo.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se Inscreva
Siga o Torcedores também no Instagram
Anos 80
Os anos 70 o Bangu passou em branco pelos Carioca, mas nos anos 80 a história foi diferente. Antes de mais nada é importante lembrar que a Taça Rio começava a entrar em vigor a partir de 1982. Antes não havia um nome ou premiação pelo segundo turno do Carioca. Em 1983, é batido pelo Flamengo na Taça Rio. Avança para o triangular final, porém fica apenas em terceiro lugar.
Já em 1985 a história foi bem diferente.No triangular final, o alvirrubro venceu o Flamengo e disputou o título contra o Fluminense em final polêmica. Muitos torcedores e jogadores reclamaram de uma penalidade não marcada aos 45 do segundo tempo. Fato foi que novamente o time bateu na trave. Esta foi a última vez que o Bangu chegou a uma final de Campeonato Estadual.
Porém após muitos anos batendo na trave, em 1987 Bangu conquistou a Taça Rio ao vencer o Botafogo. Esta foi a última grande conquista do clube. Além de marcar o fim da era de ouro e marcar o início do declínio no qual o clube vive até hoje.
Anos 2000
O último feito do Bangu foi no Campeonato Carioca de 2002. Marcado por polêmicas e controvérsias, conquistou um vice-campeonato da Taça Rio e avançou para a fase final. Mas foi eliminado em uma polêmica semifinal contra o Fluminense.
Outras Conquistas
Em 1960, o alvirrubro venceu o International Soccer League que para muitos é tido como um Mundial de Clubes. Muito pelo fato de ter sido autorizada pela FIFA e ser citado até hoje em seu site oficial. Mas dentro de Campo o Bangu venceu times como Sampdoria (Itália) e Sporting (Portugal). E venceu o Kilmarnock na final por 2 a 0. Ademir da Guia foi eleito o melhor jogador da Competição.
Em 1967 após ter sido Campeão Estadual o alvirrubro foi classificado para Copa Minas ou Torneio dos Campeões. E foi campeão desta edição batendo o Cruzeiro por 1 a 0 no jogo de desempate.
Este ano faz 35 anos do maior feito da história do Bangu, o seu vice-Campeonato Brasileiro de 1985. Com uma campanha arrebatadora, foi parado nos ´pênaltis pelo Coritiba em pleno Maracanã. Marinho, meio-campista do Bangu, foi Bola de Prata.
LEIA MAIS
Time do Corinthians desiste de convite a Felipe Prior, ex-BBB 20, após acusação de estupro

