Home Mídia Esportiva e bastidores Campeonato Paranaense: Times do interior estão atrás em títulos contra os da capital

Campeonato Paranaense: Times do interior estão atrás em títulos contra os da capital

Fizemos um levantamento de quantas vezes os times do interior do estado foram campeões do torneio

Hugo R. Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

O Campeonato Paranaense está  paralisado, assim como a maior parte das competições esportivas. Entretanto, a saudade de a bola rolar só tem aumentado. Por isso, fizemos um levantamento de quantas vezes os times do interior do estado foram campeões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A primeira edição do torneio foi realizada em 1915. Desde então, a hegemonia dos times da capital segue praticamente inabalada. Com isso, ao todo, são 95 títulos para os times das capitais e  13 títulos para os times do interior
.
1956
Neste ano, o Monte Alegre de Telêmaco Borba foi o primeiro time do interior a levantar a taça do torneio. A final foi disputada contra Ferroviário  de Curitiba, em três jogos. O primeiro aconteceu em 8 de abril de 1956 e terminou empatado em 2×2. O segundo foi em 15 de abril de 1956 e o Monte Alegre venceu por  3 a 1.

O terceiro acabou disputado na capital em 22 de abril de 1956, mas isso não intimidou o time de Telêmaco Borba, que já tinha vencido o primeiro jogo e  venceu também o terceiro. Agora foi por  1×0, se sagrando o primeiro time do interior a ser campeão estadual. O Monte Alegre conquistou apenas este título e foi extinto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1961
O Comercial de Cornélio Procópio foi campeão do Campeonato Paranaense. A competição teve 37 equipes divididas em três grupos. O grupo Zona Sul que foi vencido pelo Operário de Ponta Grossa, o Zona Norte Novo pelo Comercial de Cornélio Procópio e o grupo Zona Norte Velho pelo Jacarezinho.

Assim, no triangular final, o Comercial de Cornélio Procópio se sagrou campeão no final. Com isso, tornou-se segundo time do interior do estado a conquistar o torneio estadual.

1962
O Londrina conquistou o Campeonato Paranaense disputado nos mesmos moldes do ano anterior com os times divididos em três grupos, mas desta vez com 38 equipes.

PUBLICIDADE

Para o triangular final, se classificaram o Coritiba campeão da Zona Sul, o Londrina, campeão pelo Zona Norte Novo, e o Cambará campeão pelo Zona Norte Velho.

PUBLICIDADE

O jogo do título aconteceu na capital entre Coritiba e Londrina. O time do interior do estado venceu por 4×2 e se sagrou campeão estadual pela primeira vez.

1963 e 1964
O primeiro bicampeonato estadual de um time do interior veio com o Grêmio Maringá. Em 1963, houve a mesma forma de disputa dos últimos anos, e contou com 35 times o campeão de cada zona. Eles se enfrentariam no triangular final. Os finalistas de 1963 foram Ferroviário, campeão da Zona Sul, Grêmio Maringá, campeão da Zona Norte Novo, e Cambará, campeão da Zona Norte Velho.

A trajetória do Maringá no triangular final de 1963 foi 3×2 contra a Ferroviário, derrotado pelo Cambará por 3×2  e, em novo jogo contra o Cambará, venceu por 3×1. O jogo da taça foi o empate contra o Ferroviário na capital paranaense por 2×2.

Já no ano seguinte, a forma de disputa seguiu a mesma com 36 times divididos pelas zonas. Na fase final, chegaram o Seleto, campeão da Zona Sul, o Grêmio Maringá, campeão da Zona Norte Novo, e novamente o Cambará,  campeão da Zona Norte Velho. Com boas atuações, o Grêmio Maringá mostrou sua força.

PUBLICIDADE

1977
Um time do interior conquistava pela primeira vez o tricampeonato estadual, voltando a quebrar a seqüência dos times da capital. O regulamento já não era mais por zonas, mas sim montados dois grupos de oito equipes com jogos entre os times do mesmo grupo e fases finais do torneio.

O Grêmio Maringá foi o primeiro na classificação geral e com ótima campanha chegou até a final deste ano contra o Coritiba. No primeiro jogo, em Maringá, o time da casa venceu por 1×0 o jogo, disputado em 25 de setembro de 1977. O jogo da volta foi em 3 de outubro de 1977 e terminou empatado em 1×1.

1980
O polêmico Campeonato Paranaense de 1980 ficou na história por ser o único com dois campeões. O torneio teve a participação de 20 equipes. A primeira fase foi em turno único, os oito melhores foram para segunda fase onde os quatro melhores iriam para a fase final e o melhor desta fase seria o campeão.

A final do torneio aconteceu em 30 de novembro de 1980, na Vila Capanema. A fase final contou com os quatro melhores: Colorado, Pinheiros, Londrina e Cascavel. No jogo entre Colorado e Cascavel, o Colorado para ser campeão precisava vencer por cinco gols de diferença e conseguiu fazer dois gols.

PUBLICIDADE

Após o segundo gol do time da capital, os jogadores do Cascavel começaram a cair no gramado sentindo contusões. Como já havia dois jogadores expulsos e mais as contusões, o árbitro Tito Rodrigues teve que encerrar a partida no início da etapa complementar por falta de atletas.

A partida então ficou sob judicie até 12 de dezembro quando a Federação Paranaense de Futebol resolveu então dividir o título de campeão estadual entre as duas equipes. Assim fazendo o campeonato de 1980 entrar para história como o único com dois campeões.

1981
Nesta edição, houve uma redução considerável de times. O torneio caiu de 20 para 12 equipes e pela primeira vez então tivemos o clássico do café decidindo uma edição de estadual.

O Campeonato Paranaense foi disputado em dois turnos e ao final de cada turno quatro equipes se classificavam para um quadrangular final. Assim, Londrina e Grêmio Maringá fizeram o primeiro clássico do café em uma final de estadual. O primeiro jogo foi em 22 de novembro e o Londrina venceu por 3×0 . O jogo da volta foi em Londrina e o time da casa venceu por 2×1 e se sagrou bi campeão estadual no dia 29 de Novembro de 1981.

PUBLICIDADE

1992
Novamente com 20 equipes e 11 anos depois, o Londrina se sagrou tricampeão em mais uma edição com a final disputada por dois times do interior.

O Londrina foi campeão deste ano em três partidas contra o União Bandeirantes. Chegou assim ao terceiro título estadual se igualou na oportunidade ao Grêmio Maringá seu “rival” do clássico do café com três conquistas estaduais. Já o União Bandeirantes chegaria ao seu quinto vice campeonato.

2002
Um campeonato estadual sem os primeiros colocados do ano anterior que estavam disputando a Copa Sul Minas ou seja, Athletico, Paraná e Coritiba (por ordem classificatória) não disputaram o torneio.

As quatro melhores equipes deste estadual disputariam um Super Campeonato Paranaense. O estadual desta edição foi vencido pelo Iraty depois de ter somado mais pontos no turno e returno. Como previa o regulamento o campeão Iraty, o vice Grêmio Maringá, o terceiro Londrina e o quarto Prudentópolis foram disputar a super edição, vencida pelo Athletico.

PUBLICIDADE

2007
O campeonato de 2007 teve um novo modelo de disputa. Os 16 times jogariam entre si em turno único e os oito melhores se classificariam para segunda fase e seriam divididos em mais dois grupos e os dois melhores desses grupos disputariam a semi final e final da competição.

E assim chegaram a final da competição o Paraná e o Paranavaí, capital contra interior. Desta vez o interior voltou a vencer. O primeiro jogo foi dia 29 de abril, em Paranavaí. O time da casa venceu por 1×0. O jogo da volta aconteceu no dia 6 de maio na Vila Capanema e com o empate em 0x0 o Paranavaí se sagrou campeão paranaense pela

2014
Após sete anos da última conquista de um time do interior, nada melhor que retornar a conquista com um título com dois times do interior, e um clássico na centésima edição do estadual.

Foi com tudo isso que o Londrina voltou a conquistar o estado. O torneio foi realizado com 12 equipes que disputaram entre si em turno único. Os oito melhores se classificariam para as quartas de finais até chegarem à final.

PUBLICIDADE

Na final novamente teríamos o clássico do café entre Londrina e Maringá, o primeiro jogo foi em Londrina no dia 6 de abril  e terminou empatada por 2 a 2 . No jogo de volta em Maringá no dia 13 de abril e também terminou em empate, desta vez por 1 a 1 e assim a disputa foi decidida nos pênaltis terminando 4 a 3 para o Londrina que chegou ao tetra campeonato, passando seu rival Maringá em números de conquistas estaduais ficando 4 a 3.

2015
Enfim última conquista do interior até o momento, a competição foi disputada no mesmo formato do ano anterior doze equipes em turno único.

Assim chegaram a grande final o Coritiba e o Operário de Ponta Grossa, o primeiro jogo aconteceu no dia 26 de Abril em Ponta Grossa e o time da casa venceu por 2 a 0 o jogo da volta foi no dia 3 de maio no Couto Pereira e o Operário venceu também desta vez por 3 a 0 e assim conquistou seu primeiro título estadual e sedo assim o último conquistado por um time do interior até o momento.

LEIA MAIS
Pandemia de prejuízos: Coritiba perde patrocinador e mostra preocupação com finanças

PUBLICIDADE
Better Collective