O Campeonato Paranaense está paralisado, assim como a maior parte das competições esportivas. Entretanto, a saudade de a bola rolar só tem aumentado. Por isso, fizemos um levantamento de quantas vezes os times do interior do estado foram campeões.
A primeira edição do torneio foi realizada em 1915. Desde então, a hegemonia dos times da capital segue praticamente inabalada. Com isso, ao todo, são 95 títulos para os times das capitais e 13 títulos para os times do interior
.
1956
Neste ano, o Monte Alegre de Telêmaco Borba foi o primeiro time do interior a levantar a taça do torneio. A final foi disputada contra Ferroviário de Curitiba, em três jogos. O primeiro aconteceu em 8 de abril de 1956 e terminou empatado em 2×2. O segundo foi em 15 de abril de 1956 e o Monte Alegre venceu por 3 a 1.
O terceiro acabou disputado na capital em 22 de abril de 1956, mas isso não intimidou o time de Telêmaco Borba, que já tinha vencido o primeiro jogo e venceu também o terceiro. Agora foi por 1×0, se sagrando o primeiro time do interior a ser campeão estadual. O Monte Alegre conquistou apenas este título e foi extinto.
1961
O Comercial de Cornélio Procópio foi campeão do Campeonato Paranaense. A competição teve 37 equipes divididas em três grupos. O grupo Zona Sul que foi vencido pelo Operário de Ponta Grossa, o Zona Norte Novo pelo Comercial de Cornélio Procópio e o grupo Zona Norte Velho pelo Jacarezinho.
Assim, no triangular final, o Comercial de Cornélio Procópio se sagrou campeão no final. Com isso, tornou-se segundo time do interior do estado a conquistar o torneio estadual.
1962
O Londrina conquistou o Campeonato Paranaense disputado nos mesmos moldes do ano anterior com os times divididos em três grupos, mas desta vez com 38 equipes.
Para o triangular final, se classificaram o Coritiba campeão da Zona Sul, o Londrina, campeão pelo Zona Norte Novo, e o Cambará campeão pelo Zona Norte Velho.
O jogo do título aconteceu na capital entre Coritiba e Londrina. O time do interior do estado venceu por 4×2 e se sagrou campeão estadual pela primeira vez.
1963 e 1964
O primeiro bicampeonato estadual de um time do interior veio com o Grêmio Maringá. Em 1963, houve a mesma forma de disputa dos últimos anos, e contou com 35 times o campeão de cada zona. Eles se enfrentariam no triangular final. Os finalistas de 1963 foram Ferroviário, campeão da Zona Sul, Grêmio Maringá, campeão da Zona Norte Novo, e Cambará, campeão da Zona Norte Velho.
A trajetória do Maringá no triangular final de 1963 foi 3×2 contra a Ferroviário, derrotado pelo Cambará por 3×2 e, em novo jogo contra o Cambará, venceu por 3×1. O jogo da taça foi o empate contra o Ferroviário na capital paranaense por 2×2.
Já no ano seguinte, a forma de disputa seguiu a mesma com 36 times divididos pelas zonas. Na fase final, chegaram o Seleto, campeão da Zona Sul, o Grêmio Maringá, campeão da Zona Norte Novo, e novamente o Cambará, campeão da Zona Norte Velho. Com boas atuações, o Grêmio Maringá mostrou sua força.
1977
Um time do interior conquistava pela primeira vez o tricampeonato estadual, voltando a quebrar a seqüência dos times da capital. O regulamento já não era mais por zonas, mas sim montados dois grupos de oito equipes com jogos entre os times do mesmo grupo e fases finais do torneio.
O Grêmio Maringá foi o primeiro na classificação geral e com ótima campanha chegou até a final deste ano contra o Coritiba. No primeiro jogo, em Maringá, o time da casa venceu por 1×0 o jogo, disputado em 25 de setembro de 1977. O jogo da volta foi em 3 de outubro de 1977 e terminou empatado em 1×1.
1980
O polêmico Campeonato Paranaense de 1980 ficou na história por ser o único com dois campeões. O torneio teve a participação de 20 equipes. A primeira fase foi em turno único, os oito melhores foram para segunda fase onde os quatro melhores iriam para a fase final e o melhor desta fase seria o campeão.
A final do torneio aconteceu em 30 de novembro de 1980, na Vila Capanema. A fase final contou com os quatro melhores: Colorado, Pinheiros, Londrina e Cascavel. No jogo entre Colorado e Cascavel, o Colorado para ser campeão precisava vencer por cinco gols de diferença e conseguiu fazer dois gols.
Após o segundo gol do time da capital, os jogadores do Cascavel começaram a cair no gramado sentindo contusões. Como já havia dois jogadores expulsos e mais as contusões, o árbitro Tito Rodrigues teve que encerrar a partida no início da etapa complementar por falta de atletas.
A partida então ficou sob judicie até 12 de dezembro quando a Federação Paranaense de Futebol resolveu então dividir o título de campeão estadual entre as duas equipes. Assim fazendo o campeonato de 1980 entrar para história como o único com dois campeões.
1981
Nesta edição, houve uma redução considerável de times. O torneio caiu de 20 para 12 equipes e pela primeira vez então tivemos o clássico do café decidindo uma edição de estadual.
O Campeonato Paranaense foi disputado em dois turnos e ao final de cada turno quatro equipes se classificavam para um quadrangular final. Assim, Londrina e Grêmio Maringá fizeram o primeiro clássico do café em uma final de estadual. O primeiro jogo foi em 22 de novembro e o Londrina venceu por 3×0 . O jogo da volta foi em Londrina e o time da casa venceu por 2×1 e se sagrou bi campeão estadual no dia 29 de Novembro de 1981.
1992
Novamente com 20 equipes e 11 anos depois, o Londrina se sagrou tricampeão em mais uma edição com a final disputada por dois times do interior.
O Londrina foi campeão deste ano em três partidas contra o União Bandeirantes. Chegou assim ao terceiro título estadual se igualou na oportunidade ao Grêmio Maringá seu “rival” do clássico do café com três conquistas estaduais. Já o União Bandeirantes chegaria ao seu quinto vice campeonato.
2002
Um campeonato estadual sem os primeiros colocados do ano anterior que estavam disputando a Copa Sul Minas ou seja, Athletico, Paraná e Coritiba (por ordem classificatória) não disputaram o torneio.
As quatro melhores equipes deste estadual disputariam um Super Campeonato Paranaense. O estadual desta edição foi vencido pelo Iraty depois de ter somado mais pontos no turno e returno. Como previa o regulamento o campeão Iraty, o vice Grêmio Maringá, o terceiro Londrina e o quarto Prudentópolis foram disputar a super edição, vencida pelo Athletico.
2007
O campeonato de 2007 teve um novo modelo de disputa. Os 16 times jogariam entre si em turno único e os oito melhores se classificariam para segunda fase e seriam divididos em mais dois grupos e os dois melhores desses grupos disputariam a semi final e final da competição.
E assim chegaram a final da competição o Paraná e o Paranavaí, capital contra interior. Desta vez o interior voltou a vencer. O primeiro jogo foi dia 29 de abril, em Paranavaí. O time da casa venceu por 1×0. O jogo da volta aconteceu no dia 6 de maio na Vila Capanema e com o empate em 0x0 o Paranavaí se sagrou campeão paranaense pela
2014
Após sete anos da última conquista de um time do interior, nada melhor que retornar a conquista com um título com dois times do interior, e um clássico na centésima edição do estadual.
Foi com tudo isso que o Londrina voltou a conquistar o estado. O torneio foi realizado com 12 equipes que disputaram entre si em turno único. Os oito melhores se classificariam para as quartas de finais até chegarem à final.
Na final novamente teríamos o clássico do café entre Londrina e Maringá, o primeiro jogo foi em Londrina no dia 6 de abril e terminou empatada por 2 a 2 . No jogo de volta em Maringá no dia 13 de abril e também terminou em empate, desta vez por 1 a 1 e assim a disputa foi decidida nos pênaltis terminando 4 a 3 para o Londrina que chegou ao tetra campeonato, passando seu rival Maringá em números de conquistas estaduais ficando 4 a 3.
2015
Enfim última conquista do interior até o momento, a competição foi disputada no mesmo formato do ano anterior doze equipes em turno único.
Assim chegaram a grande final o Coritiba e o Operário de Ponta Grossa, o primeiro jogo aconteceu no dia 26 de Abril em Ponta Grossa e o time da casa venceu por 2 a 0 o jogo da volta foi no dia 3 de maio no Couto Pereira e o Operário venceu também desta vez por 3 a 0 e assim conquistou seu primeiro título estadual e sedo assim o último conquistado por um time do interior até o momento.
LEIA MAIS
Pandemia de prejuízos: Coritiba perde patrocinador e mostra preocupação com finanças

