Home Futebol Copa 94 – O que mais aconteceu no esporte no ano do Tetra?

Copa 94 – O que mais aconteceu no esporte no ano do Tetra?

A conquista do quarto título mundial de futebol pela Seleção Brasileira não foi o único destaque no esporte em 1994. Confira aqui outros grandes momentos.

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.

Após o tricampeonato no México, em 1970, ninguém poderia imaginar que somente 24 anos depois o Brasil repetiria a façanha. Além da longa espera, a vitória sofrida sobre a Itália pode ter ofuscado outras conquistas importantes obtidas em 1994.

PUBLICIDADE

Certamente, o inédito título mundial da equipe de basquetebol feminino do Brasil (foto) é o melhor exemplo disto. Disputado na Austrália, o torneio aconteceu nas madrugadas de junho e acabou não tendo o devido espaço na mídia esportiva. A equipe liderada por Paula e Hortência foi brilhante, tendo derrotado EUA e China na fase final da competição.

Na decisão da Liga dos Campeões da UEFA de 94, destaque para a goleada histórica do Milan sobre o Barcelona. Com gols de Massaro (2), Savicevic e Desailly, a equipe milanesa atropelou o favoritismo catalão e levantou a “orelhuda” pela quinta vez. A vitória por 4 a 0 aconteceu em agosto, no Estádio Olímpico de Atenas.

PUBLICIDADE

Em novembro de 1994, George Foreman chocou o mundo do boxe ao tornar-se o campeão mais velho da história. Então com 45 anos, o norte-americano derrotou o invicto Michael Moorer de apenas 26 anos e levantou o cinturão dos pesos-pesados pela segunda vez.

Nos gramados brasileiros, a final do certame nacional foi paulistana. Contra o Corinthians, seu maior rival, o Palmeiras levou a melhor nas finais do Campeonato Brasileiro de 1994 e fez a festa no Pacaembu. Rivaldo e Edmundo comandaram a conquista, obtida com uma vitória (3 a 1) e um empate (1 a 1).

Perdas de 94

Junto com a conquista da Copa do Mundo dos EUA, alguns momentos de muita tristeza marcaram o esporte em 1994. Principalmente entre os brasileiros, será sempre lembrada a morte trágica do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. O piloto nos deixou durante o GP de San Marino, em maio, e foi homenageado pelos campeões da Copa 94 ainda no gramado do Rose Bowl, em Pasadena. Neste domingo (26), a Rede Globo apresentará a reprise completa da partida.

Outra perda muito sentida aconteceu em abril de 1994. Revelado pela Portuguesa, o meio-campista Dener passou pelo Grêmio e atuava pelo Vasco da Gama quando faleceu em acidente automobilístico. A jovem promessa do futebol brasileiro tinha apenas 23 anos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
FIBA disponibiliza em vídeo o título Mundial do Brasil no feminino em 1994
Brasil 94 x Brasil 2002: Qual seleção foi a melhor?