Você sabia? Copa do Mundo de 1994 teve zagueiro assassinado após eliminação
Andrés Escobar foi de herói pela classificação da Colômbia na Copa do Mundo a herói morto ao ser considerado culpado pela eliminação para os Estados Unidos
22 JUN 1994: ANDRES ESCOBAR #2 OF COLOMBIA IN ACTION SHIELDS THE BALL FROM ERIC WYNALDA OF THE USA DURING THE 1994 WORLD CUP MATCH AT THE ROSE BOWL IN PASADENA, CALIFORNIA. Mandatory Credit: Shaun Botterill/ALLSPORT
A Copa do Mundo de 1994 foi marcante para os brasileiros pela conquista do quarto título mundial e o fim da seca de 24 anos da então última vitória no torneio. Porém, a competição, disputada nos Estados Unidos, também teve destaque para a morte de um jogador após sua eliminação.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Campeão da Copa Libertadores em 1989 pelo Atlético Nacional, o zagueiro Andrés Escobar tinha sido o responsável pelo gol que colocou a seleção da Colômbia na Copa do Mundo. Aos 27 anos de idade, ele, porém, acabou marcando um gol contra quando enfrentava os Estados Unidos, o que, para muitos, foi o real motivo de sua morte.
Andrés Escobar estava na frente de uma discoteca e foi parado por quatro homens quando estava dentro de seu carro. Ao ser ofendido, pediu respeito, mas um deles sacou o revólver e disparou 12 vezes contra o zagueiro, gritando “gol”, segundo relatos.
Como o futebol colombiano recebia grande apoio do cartel de tráfico de Pablo Escobar, que já foi até dono do Atlético Nacional, a eliminação na Copa do Mundo causou grande revolta entre os criminosos. Há quem dia que nomes importantes da seleção como Valderrama, Rincón e Asprilla também corriam o risco de serem assassinados, mas apenas Andrés morreu.
O zagueiro era considerado uma grande pessoa, além de um dos bons jogadores da safra colombiana da década de 1990. Inclusive, sua família fundou o Projeto Andrés Escobar para ajudar crianças desfavorecidas a aprender a jogar futebol na Colômbia.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVSTd2ZWRnSyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA MAIS:
Advogado do Palmeiras esclarece situação com Atlético Nacional sobre Borja: “Grande besteira”
Copa do Mundo, Brasileirão e mais: veja a agenda de transmissões dos jogos do final de semana

