Home Games De cartas de baralho, brinquedos para o ramo de vídeo-games, conheça a trajetória da Nintendo

De cartas de baralho, brinquedos para o ramo de vídeo-games, conheça a trajetória da Nintendo

Antes dos jogos, a empresa teve outros tipos de segmentos em seus mais de 120 anos de história

Gabriel Maiante
Colaborador do Torcedores.com.

A Nintendo é uma das empresas mais importantes dos vídeos-games. Primeiramente, é bom lembrar que a gigante foi fundada no Japão pelo artesão Fusajiro Yamauchi em 1889. O que poucos sabem é que o mercado de games só começou a ser explorado por eles em 1977 com o Color TV-Game, que é basicamente mais um dentre os milhares aparelhos inspirados em pong lançados na época.

PUBLICIDADE

No entanto, o primeiro grande segmento da empresa foram baralhos de Hanafuda. Antes de mais nada, é bom citar que Hanafuda é um jogo tradicional japonês onde os jogadores utilizam um baralho cheio de imagens ao invés de números como tradicionalmente é conhecido. Além do mais, outros jogos eram produzidos pela empresa.

Mas, os negócios começaram a não caminhar bem devido a proibição de vários jogos de apostas no Japão nos anos 60 além da produção manual que muitos desses produtos da empresa possuíam, Logo, a Big N começou a sofrer com intermináveis crises financeiras. Entretanto, o marco da Nintendo foi conseguir ter uma parceria com a Disney e produzir alguns baralhos e jogos derivados dos personagens que já eram extremamente famosos. Decerto, a companhia japonesa também começou a fabricar brinquedos que estimulavam a imaginação das crianças.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? clique aqui e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram!

Mudança de segmento com inspiração no mercado americano

A entrada da empresa no ramo de vídeo-games se deu por conta da grande quantidade de sucesso conquistado pela Atari e Magnavox. Desse modo, Yamauchi adquiriu os direitos para fabricação destes aparelhos no final dos anos 70 e assim a empresa foi abandonando aos poucos o ramo de cartas e baralhos temáticos.

Por fim, é bom lembrar que até os dias atuais a Nintendo costuma lançar em suas lojas ao redor do mundo baralhos temáticos. No entanto, agora eles contem os seus personagens mais famosos e basicamente são fabricados para preservar as raízes da empresa que hoje é uma das mais rentáveis dentro do mundo dos vídeo-games.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Super Smash Bros. Ultimate: Masahiro Sakurai revelou que está trabalhando remotamente no game