Home Futebol Dunga: De vilão na copa de 90 a capitão do tetra em 94

Dunga: De vilão na copa de 90 a capitão do tetra em 94

Jogo da volta por cima de Dunga e da conquista do Tetra, a final da copa de 94 entre Brasil e Itália vai ser reprisada neste domingo (26) na TV aberta, pela Rede Globo

Edvaldo Mateus da Silva Medeiros
Colaborador do Torcedores.com.

No futebol muitos jogadores ficam marcados pelas atuações em determinados jogos, e isso pode ser bom ou ruim para o atleta. Existem vários casos assim. Todos lembram, por exemplo, da final da copa de 2002, quando Ronaldo fenômeno foi o considerado o cara daquela partida contra a Alemanha, enquanto na copa de 2010, o volante Felipe Melo e goleiro Júlio César foram bastante criticados depois da eliminação para Holanda. Com o volante Dunga não foi diferente. Só que nesse caso, ele viveu as duas sensações: De vilão na copa de 90 a capitão do tetra em 94.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A primeira copa do mundo de Dunga foi justamente em 1990, na qual as coisas não sairam da melhor forma para ele e para seleção.

PUBLICIDADE

A equipe que foi a Itália (palco daquela copa) não empolgou o torcedor, e foi considerada como dona de um futebol feio, com um jogo pouco criativo.

O capitão do tetra foi um dos mais criticados, e aquela seleção comandada por Sebastião Lazaroni, ficou conhecida como “Era Dunga”, já que o volante tinha um estilo de jogo que envolvia mais raça e menos técnica. Além disso, o volante também não agradou por não ter conseguido ajudar parar Maradona, o então craque argentino na partida da eliminação.

Em entrevista no ano de 2015, o ex-jogador falou sobre a cobrança que teve em cima dele naquela copa.”Perder sempre dói muito. Em 1990 seguramente doeu mais, porque toda responsabilidade foi colocada em mim durante 4 anos, e até hoje colocam” declarou.

Mas a redenção veio em 1994. Na copa dos Estados Unidos, Dunga chegou como capitão do selecionado brasileiro que conseguiu conquistar o quarto título mundial da história do futebol mundial. “Naquele momento (da conquista) você só pensa em comemorar. Não precisa nem dizer nada, é um orgulho. Nunca imaginei chegar ali. Sonhava em jogar futebol, mas nunca levantar a taça da copa do mundo” comentou Dunga.

PUBLICIDADE

Para quem tiver interessado em rever a conquista de Dunga e companhia em 1994, a reprise da histórica partida começa às 15h45 na Globo.

LEIA MAIS:

25 anos do tetra: 10 curiosidades que pouca gente conhece

https://www.torcedores.com/noticias/2019/07/25-anos-do-tetra-10-curiosidades-que-pouca-gente-conhece

PUBLICIDADE

Por onde anda Nilton, tricampeão brasileiro por Corinthians e Cruzeiro?

Por onde anda Nilton, tricampeão brasileiro por Corinthians e Cruzeiro?

 

PUBLICIDADE