Home Futebol Estádio Pacaembu: quem foi Paulo Machado de Carvalho?

Estádio Pacaembu: quem foi Paulo Machado de Carvalho?

Paulo Machado de Carvalho recebeu a homenagem, dando nome ao estádio localizado no Pacaembu, por ter sido importante para a seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Estádio Pacaembu completa 80 anos nesta segunda-feira (27) com muitas histórias, gols e títulos, além de ter sido palco de grandes times, craques e jogos do futebol brasileiro – o local sediou, por exemplo, a estreia da dupla Garrincha e Pelé pela seleção brasileira, na década de 1950. Mas você sabia que o estádio, na verdade, atende pelo nome de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho? E mais, você sabe quem foi Paulo Machado de Carvalho?

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Paulo Machado de Carvalho foi um empresário que nasceu em São Paulo, no ano de 1901, se formou em Direito e começou a ganhar destaque nos anos 1930, quando fundou a rádio Record e posteriormente a emissora de televisão com o mesmo nome – os veículos foram negociados com a Igreja Universal do Reino de Deus no início anos 90. Além da Record, ele chegou a dirigir as rádios Excelsior, São Paulo e Panamericana (atual Jovem Pan).

PUBLICIDADE

O empresário ganhou destaque no futebol por chefiar a delegação brasileira campeã das Copas de 1958, disputada na Suécia, e 1962, disputada no Chile – por isso, Paulo ficou conhecido como “Marechal da Vitória”. Antes disso, porém, ele chegou a ser vice-presidente do São Paulo Futebol Clube em 1934, presidente do clube entre 1946 e 1947, e depois voltou ao cargo de vice entre 1955 e 1956.

O Estádio do Pacaembu, que foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940, foi batizado como Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao empresário, em 1961. O ‘Marechal da Vitória’ morreu em março de 1992.

PUBLICIDADE