Home Futebol De Arce a Zago e Fernando Diniz: 10 ex-jogadores do Palmeiras que se tornaram técnicos

De Arce a Zago e Fernando Diniz: 10 ex-jogadores do Palmeiras que se tornaram técnicos

Campeão da Libertadores pelo alviverde, paraguaio comemora aniversário de 49 anos nesta quinta-feira (02)

Luiz Felipe Longo
Colaborador do Torcedores.com.

Francisco Arce, ou simplesmente Chiqui Arce, deixou saudades no Palmeiras. Paraguaio, o lateral empilhou taças pelo clube brasileiro, com destaque para a Copa Libertadores da América de 1999. Ele também defendeu as cores do Grêmio, fora de outras agremiações do seu país.

PUBLICIDADE

Após se aposentar, não deixou completamente os campos, pois se tornou técnico. Entretanto, ele não é o único ex-jogador alviverde que seguiu por esse caminho. Por isso, separamos alguns nomes do time paulista que se tornaram comandantes de futebol.

Confira ex-jogadores do Palmeiras que se tornaram técnicos

1) Arce – O aniversariante do dia começou a carreira como técnico no Rubio Ñu, do Paraguai, em 2009. Ganhou destaque na seleção nacional do seu país, além de treinar outros grandes, como Olimpia e Cerro Porteño. Ainda não teve a chance de treinar o Palmeiras.

PUBLICIDADE

2) Antônio Carlos Zago – Xerifão alviverde entre 1993 e 1995, teve a chance de treinar a equipe em 2010. Como treinador, acumula passagens por Internacional, Fortaleza, entre outros. Foi auxiliar na Roma e no Shakhtar Donetski. Trabalhou recentemente no Red Bull Bragantino e atualmente está no Kashima Antlers.

3) Maurílio Silva – Bicampeão brasileiro com o Palmeiras na década de 1990, iniciou a carreira como técnico em clubes do Nordeste. Atualmente, comandante o ASA, onde participou de 10 partidas, mas contabilizou somente três vitórias nesta temporada.

4) Emerson Leão – Muito se discute se é o maior goleiro que o Palmeiras já teve. Como treinador, ficou marcado por levar o Santos de Robinho e Diego ao título de 2002. Comandou a própria agremiação palmeirense entre 2005 e 2006, além de São Paulo, Corinthians, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, entre outros.

5) Jorginho – Atuou pelo time do Palestra Itália no início da década de 1990 antes de peregrinar pelo futebol brasileiro. Como técnico, recebeu oportunidade no Palmeiras em 2009 como interino. Passou por Goiás, Portuguesa, Ponte Preta, Bahia, Vitória, entre outros.

PUBLICIDADE

6) Cuca – Teve uma passagem apagada pelo Palmeiras como jogador, mas ainda assim participou do vice-campeonato paulista de 1992. Entretanto, compensou como técnico ao levar a equipe paulista ao título do Campeonato Brasileiro de 2016. Ainda empilhou outras taças, entre elas, a Libertadores de 2013, pelo Atlético-MG.

7) Dorival Júnior – Então conhecido apenas como Júnior, atuou pela equipe de São Paulo entre 1989 e 1992. Foram 157 jogos e quatro gols marcados nesse período. Começou na beira do gramado em 2002 como auxiliar técnico do Figueirense. Depois disso, dirigiu grandes clubes e conquistou título como Paulistão, Gauchão, Copa do Brasil e Série B.

8) Luis Pereira – Zagueiro central, teve papel decisivo nos tempos de “Academia”. Grande parte da carreira como jogador foi dedicada ao Palmeiras, mas nunca teve a chance de comandar o time. Como técnico, dirigiu São Bento, Sãocarlense e o time B do Atlético de Madrid.

9) Roque Junior – Campeão da Libertadores em 1999, o zagueiro passou apenas por dois clubes na carreira como técnico. Não teve a chance de comandar o alviverde, mas treinou duas agremiações paulistas: o XV de Piracicaba e o Ituano, em 2015 e 2017.

PUBLICIDADE

10) Fernando Diniz – Hoje Diniz faz sucesso no São Paulo, mas ele defendeu as cores do Palmeiras como jogador. O então meio-campista, inclusive, foi comandado por Vanderlei Luxemburgo, atual comandante da equipe do Palestra Itália. Foram 17 jogos e um gol marcado.

LEIA MAIS
DONO DA CREFISA NÃO GARANTE PAGAMENTO EM DIA AO PALMEIRAS E DIZ QUE EMPRESA PODE TER PERDA DE 30%