Home Vida Saudável Fitness: 5 dicas para prevenir lesões ao praticar exercícios físicos

Fitness: 5 dicas para prevenir lesões ao praticar exercícios físicos

Veja 5 ações que vão te ajudar bastante a prevenir lesões durante a atividade física

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

Uma lesão muscular pode atrapalhar bastante a vida de qualquer pessoa, dificultando o convívio social e até o trabalho. Por isso, ao praticar qualquer esporte, é fundamental tomar bastante cuidado e se preservar. Veja algumas dicas bem úteis:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJKR0R6M1JNQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Entenda o movimento do exercício

Ao praticar musculação, é preciso entender bem o movimento do exercício. Cada um possui contrações muito específicas que precisam ser realizadas com cuidado. Portanto, pergunte repetidas vezes para o professor de educação física, sem sentir vergonha ou constrangimento. Caso possível, pesquise também na internet e entenda a dinâmica completa, posicionando-se da maneira correta.

PUBLICIDADE

Não se esqueça do aquecimento

Um bom jeito de prevenir lesões é aquecer antes de qualquer movimento. Começar o exercício ‘frio’, principalmente no inverno, pode ser muito danoso ao corpo. Para certos esportes, como musculação, não é necessário o alongamento, mas pelo menos uma caminhada leve para esquentar os músculos e ficar mais preparado para o treino. Além de tudo, isso ainda vai te dar uma disposição bem melhor.

Concentre-se em cada movimento

Independentemente do esporte, treinar desconcentrado pode ser muito prejudicial. É muito fácil perder a atenção e realizar um movimento brusco e completamente errado. Dessa maneira, é fundamental manter o foco e realizar com muito cuidado cada ação, seja no futebol, seja na musculação.

Vá com calma

Não é necessário treinar como um atleta avançado todos os dias. Pelo contrário, o esporte pode ser um meio para a evolução constante. Por isso, tome bastante cuidado para não exagerar em um dia ou outro e comprometer o restante do ano. Concentre-se e pratique atividades físicas dentro dos limites do seu próprio corpo.

Mantenha uma alimentação saudável

O nosso corpo é um reflexo de nossas ações diárias. Por isso, a alimentação exerce um papel decisivo na saúde física. Comer bem e balancear as quantidades de nutrientes é fundamental para conservar o organismo em dia. Além disso, procure ir ao médico constantemente e fazer exames de rotina, para saber se está tudo bem com você.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Musculação: qual o tempo de descanso ideal entre os exercícios?

Quer começar a correr? Veja dicas para mandar bem na corrida