Home Futebol Futebol brasileiro deve retornar somente a partir de junho

Futebol brasileiro deve retornar somente a partir de junho

Futebol do Brasil está paralisado há um mês, em virtude da pandemia do coronavírus

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Paralisado há pouco mais de um mês pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o futebol brasileiro deve retornar somente em junho, conforme recomendações do Ministério da Saúde. É o que afirma Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJMZ3VGZUlTOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

“Como está indo até agora é muito provável que até junho nenhuma atividade com aglomeração volte. É provável que as aulas não voltem, que casas de show não funcionem e estádios de futebol não tenham público”, declarou Zema, em entrevista concedida durante entrega da segunda etapa da construção do hospital de campanha, em Belo Horizonte.

O que recomenda o Ministério da Saúde?

De acordo com informações do site UOL, o Ministério da Saúde avalia que “não há condições de garantir da saúde dos envolvidos e a circulação do vírus” em jogos do futebol brasileiro, por conta da quantidade de personagens envolvidos: 22 jogadores, comissões técnicas, arbitragem, imprensa e torcedores. O tempo mínimo necessário é de 45 dias.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A avaliação independe da troca de comandante da pasta. O atual ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, já declarou que vai deixar o quadro de funcionários do Governo Federal.

“Fico até encontrarem uma pessoa para assumir meu lugar. São 60 dias nessa batalha”, disse Mandetta, em entrevista à revista Veja.

Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde, centro) ao lado de João Gabbardo (à esquerda) e Wanderson de Oliveira (à direita) , secretários da pasta - imagem: Erasmo Romão/Ministério da Saúde

Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde, centro) ao lado de João Gabbardo (à esquerda) e Wanderson de Oliveira (à direita) , secretários da pasta – imagem: Erasmo Romão/Ministério da Saúde

O que avalia a CBF?

Ainda de acordo com o UOL, a CBF está em contatos com o Ministério da Saúde e afirma que vai seguir as recomendações de manter o futebol brasileiro paralisado, independente de toda e qualquer possíveis manifestações dos clubes.

PUBLICIDADE

Total de casos

Conforme informações oficiais, o Brasil acumula 28.320 casos e 1.736 mortes.

Leia também:

Futebol brasileiro: 68% dos clubes atuaram por três meses em 2019, afirma estudo