Home Outros Esportes Forte relação com cidade em que cresceu e pai ex-NFL: conheça Joe Burrow, escolha número 1 do Draft 2020

Forte relação com cidade em que cresceu e pai ex-NFL: conheça Joe Burrow, escolha número 1 do Draft 2020

Quarterback da LSU, Burrow foi escolhido pelo Cincinnati Bengals como primeira escolha geral 

Mariana Prince
escritora e jornalista formada pela PUCPR

Joseph Lee Burrow, hoje mundialmente conhecido como Joe Burrow, foi o primeiro jogador a ser escolhido no Draft 2020. Quarterback chega aos Bengals com a missão de quebrar a ‘maldição’ da equipe de Ohio que não vence um jogo de playoff desde 1990.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Apesar de ter nascido na cidade de Ames (Iowa), Burrow considera Athens, no estado de Ohio, sua cidade natal, já que foi onde cresceu. Agora o quarterback volta para o estado em que deu seus primeiros passos como jogador de futebol americano para iniciar a carreira profissional.

De reserva em Ohio à campeão nacional com a LSU

Ainda no ensino médio, Joe já se mostrava um grande jogador. Ele conduziu a Athens High School a três playoffs seguidos e conquistou o prêmio ‘Gatorade Player of the Year’ em 2014. Ele terminou a trajetória na escola com 157 touchdowns e 11.416 jardas.

PUBLICIDADE

Seus dois primeiros anos de faculdade foram no Ohio State, onde era reserva de J. T. Barrett e disputou apenas dez partidas. Motivo pelo qual em 2018 tomou a decisão que mudaria sua vida e se transferiu para a LSU.

No primeiro ano em Louisiana, Burrow fez 2.894 jardas com 16 touchdowns e apenas 5 interceptações. Seu desempenhou melhorou – e muito – em 2019 e o quarterback levou a LSU ao título nacional.

Em sua última temporada pelo college, Joe passou para 5.671 jardas, anotando 60 touchdowns com apenas 6 interceptações. Ele completou 76% de seus passes na temporada. Burrow se tornou o jogador com mais passes para touchdowns em uma temporada de college, ultrapassando Colt Brennan em 2006, que teve 58 touchdowns. Além disso, conquistou o troféu Heisman.

Família de esportistas

Joe não é o único a entrar para a NFL em sua família. Seu pai Jim Burrow foi escolhido pelos Green Bay Packers em 1976 e jogou na franquia durante um ano. Inclusive, seu primeiro jogo da carreira foi contra os Bengals.

PUBLICIDADE

Depois de sair da NFL e participar do campeonato canadente, Jim passou a trabalhar no futebol universitário. Ele ficou mais de 30 anos na área até se aposentar em 2019 pra ver o último ano do Joe.

Fato que foi comentado pela primeira escolha de 2020 no discurso de quando ganhou o Heisman. Joe falou afirmou que era um sonho realizado ter o pai assistindo aos seus jogos.

Além do pai, seus avôs também se aventuraram no esporte, só que no basquete. Sua avó brilhou durante o ensino médio e chegou a marcar 82 pontos em um jogo, tendo uma média de 50 pontos por jogo na temporada de 1949/1950.

Relação de Burrow com Athens, Ohio

Quando ganhou o trófeu Heisman, Joe Burrow deu um discurso emocionante. O jogador falou sobre a cidade em que cresceu e destacou a alta taxa de pobreza do lugar. Visivelmente emocionado, Burrow pediu para que as crianças nunca desistissem de seus sonhos e afirmou que um dia podem ser elas conquistando o que ele conquistou.

PUBLICIDADE

Depois do discurso do quarterback, foi criado uma campanha para arrecadar dinheiro para a Athens County Food Pantry, que juntou US$350 mil em doações que foram utilizadas para comprar alimento para as pessoas mais necessitadas.

No Draft, o jogador voltou a lembrar da cidade e utilizou uma camisa com o desenho do condado de Athens e o número 740, referente ao código telefônico da região. Em entrevista à ESPN, ele afirmou que é uma forma de mostrar todo o carinho que tem pela região.

Joe Burrow, primeira escolha no draft 2020
(Reprodução/ESPN)

LEIA MAIS

NFL: Confira todas as escolhas da primeira rodada do Draft 2020

Saiba de quanto é o contrato do primeiro escolhido no Draft 2020

Saiba como funcionam os contratos do Draft da NFL