Home Futebol Dia Mundial da Educação: relembre 5 futebolistas estudiosos

Dia Mundial da Educação: relembre 5 futebolistas estudiosos

Relembre alguns jogadores que conciliaram os estudos com o futebol

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Mundial da Educação, embora a data não seja reconhecida oficialmente pela Organização das Nações. Isso porque neste dia, em 2000, foi realizado o Fórum Mundial de Educação de Dakar, onde diversas nações assinaram um compromisso com a educação básica. Pensando nisso, o Torcedores separou alguns jogadores que conciliaram os estudos com o futebol, confira:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJFTnEybUJhTiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Tostão – Medicina

Ídolo do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, o mineiro Tostão precisou encerrar a carreira de maneira precoce, aos 26 anos de idade. Em 1969, um ano antes de conquistar a Copa do Mundo, o ex-atacante levou uma bolada involuntária do zagueiro Ditão, em uma partida contra o Corinthians. O chute acertou seu olho esquerdo, o mesmo que havia lesionado um pouco antes em compromisso com a amarelinha – havia tido um incidente com o mesmo olho em um amistoso na Colômbia.

PUBLICIDADE

Ainda atuou por mais três anos, quando precisou fazer uma nova cirurgia no olho. Nessa época ele vestia a camisa do Vasco da Gama, onde também viveu uma boa fase, apesar do curto período. Decidiu por interromper a carreira como futebolista e ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até hoje atua na medicina no estado mineiro.

Tite – Educação Física

Ídolo do Corinthians e com passagens marcantes pela dupla Grenal, Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, também interrompeu a carreira precocemente e ingressou nos estudos. Vice-campeão brasileiro pelo Guarani, o comandante da Seleção Brasileira se aposentou aos 28 anos, em 1989. Anos mais tarde se graduou em Educação Física pela PUC de Campinas.

Danilo Fernandes – Administração

Atualmente na reserva do Internacional, o goleiro Danilo Fernandes é formado em Administração pela Uninove. Ele aproveitou os anos como terceiro reserva do Corinthians para ingressar no mundo acadêmico. Parece que tudo foi cronometrado, pois o arqueiro se formou justamente no ano em que conseguiu uma sequência na equipe principal, em 2011, quando se tornou reserva imediato de Júlio César.

Luis Guilherme – Psicologia

Considerado uma das maiores promessas do Botafogo, o goleiro Luis Guilherme conciliou a vida no futebol com a faculdade de Psicologia, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O arqueiro tomou a decisão para ter outra alternativa além do esporte. Lembrando que ele chegou a ser emprestado para Arsenal, Manchester City e Lyon. Na temporada passada vestiu a camisa do São Gonçalo EC, novamente conciliando as duas profissões.

PUBLICIDADE

Chiellini – Economia e Comércio

Único estrangeiro da lista, o italiano Chiellini é outro jogador que conseguiu conciliar os estudos com o futebol profissional. Ele é formado no curso de Economia e Comércio desde 2010, pela Universidade de Turim. O xerife da Juventus tem um futuro garantido após pendurar as chuteiras e isso não deve demorar muito tempo, tendo em vista que ele está com 35 anos de idade.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE