Home Futebol Títulos, campanhas de destaque e mais: os melhores momentos do América no Campeonato Carioca

Títulos, campanhas de destaque e mais: os melhores momentos do América no Campeonato Carioca

Atualmente, o clube carioca vive um momento jamais imaginado em outros tempos

Por João Gabriel em 08/04/2020 13:58 - Atualizado há 2 anos

Juliana Oliveira/ America Rio

Na atualidade, o América-RJ vive de suas memórias e torcedores fieis que não deixam que o time caia no esquecimento. A equipe luta por uma vaga na fase preliminar do Campeonato Carioca. Mas vamos relembra um pouco mais da história do América no torneio.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Foram seis estaduais antes de 1960, com destaque para as décadas de 1910, 1920 e 1930. O sétimo título do Sangue foi em 1960. Naquele tempo, o campeonato era disputado em turno, returno e decisão, onde o América venceu o Fluminense por 2 a 1. Foi a primeira final televisionada.

De 1965 a 1971, a Taça Guanabara era um torneio a parte, que definia o representante do Rio de Janeiro na Taça Brasil. Já no ano de 1967, o América foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Botafogo por 3 a 2.

Anos 1970

Em 1971, o América dividiu o vice com o Botafogo, numa confusa Taça Guanabara que foi disputa em paralelo com a Copa Rocca. Mas em 1974, faturou o título desbancando o Fluminense, que deu o troco no ano seguinte.

Anos 1980

Já em 1981, ainda no mesmo formato, o América foi vice da Taça Guanabara, perdendo por um ponto de diferença para o Flamengo. Mas em 1982, o Sangue conquista a primeira edição da Taça Rio. E em 1983 foi novamente vice da Taça Guanabara, perdendo para o Fluminense.

Ostracismo e Reaparição em 2006

Nos anos 90 e início dos anos 2000, o América teve campanhas apagadas no Carioca. Mas em 2006, o Sangue volta a ter um grande momento no estadual. Foi finalista da Taça Guanabara, perdendo para o Botafogo por 3 a 1. E chegou á semifinal da Taça Rio sendo eliminado pelo Americano, mas terminando o campeonato no terceiro lugar.

Em 2007 foi rebaixado pela primeira vez e nunca mais conseguiu se manter na elite do Carioca.

Outras campeonatos

Assim como o Bangu, o América foi campeão da International Soccer League, que era tido como um Mundial de Clubes. Em 1962, ano do título do América, o torneio contou com Palermo (Itália), Chivas Guadalajara (México) e Panathinaikos (Grécia). Mas foram duas vitórias contra o Belenense que deram o título ao Sangue.

Em 1982, a CBF organizou o Torneio dos Campeões, que reunia clubes campeões e vices da Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Rio-São Paulo e Campeonato Brasileiro. Com a desistência do Flamengo, sobrou uma vaga para um representante carioca, no caso o América. Em uma final em dois jogos, América bateu o Guarani e se sagrou campeão invicto da competição.

Em 1986, o Sangue alcançou sua maior conquista no futebol nacional, sendo quarto colocado no Campeonato Brasileiro. No mata-mata bateu Portuguesa-SP e Corinthians, mas foi eliminado pelo São Paulo.

LEIA MAIS SOBRE CAMPEONATO CARIOCA

Coronavírus: clubes do Rio de Janeiro se unem e criam campanha contra Covid-19

FERJ cancela Série C do Carioca, Copa Rio e adia divisões do Estadual por pandemia de coronavírus

Exit mobile version