Home Futebol Novo livro de Casagrande vai falar sobre amizade do comentarista com astros do rock nacional

Novo livro de Casagrande vai falar sobre amizade do comentarista com astros do rock nacional

Irriquieto, o ex-jogador Casagrande vai abrir o jogo novamente sobre sua vida e carreira

Luciana Piris
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

Walter Casagrande, ex-jogador de futebol e atual comentarista da Globo, prepara o lançamento de seu terceiro livro “Travessia”, que falará sobre o encontro com Deus, as aventuras da década de 80 e o namoro com Baby.

PUBLICIDADE

Casagrande já publicou dois livros, “Casagrande e seus demônios” e “Sócrates e Casagrande: uma história de amor”, ambos pela Globo Livros, que contam suas histórias.

A terceira obra será lançada pela mesma editora e foi escrita em parceria com o jornalista Gilvan Ribeiro, que concedeu uma entrevista ao Torcedores.com.

PUBLICIDADE

A obra revela histórias de uma geração marcada pelo lema de sexo, drogas e rock and roll. E de pessoas que dizem que, depois de um tempo, quebraram a cara.

Em “Travessia”, Gilvan Ribeiro e Casagrande falarão sobre o encontro do ex-jogador com Jesus Cristo, o namoro com Baby do Brasil e as amizades com os astros do rock brasileiro.

São as amizades, que fizeram parte da vida de Casagrande, que compartilharam a trajetória do vício à sobriedade. O livro retrata também o episódio comovente onde Casagrande depõe, na TV, durante a Copa do Mundo da Rússia, que passou a competição inteira livre das drogas. “Neste momento, o Casagrande considera que estava curado”, explica Gilvan Ribeiro.

Para o autor, o importante é mostrar estas histórias de amizades de 20 a 30 anos que foram sendo refeitas, sem ter drogas como forma de conexão emocional. “Das amizades desta época, quase todos tiveram algum problema com drogas e enfrentaram”, destaca.

PUBLICIDADE

Casagrande e seus demônios

O primeiro livro contando a história de Walter Casagrande foi “Casagrande e seus demônios”. Em 2012, o jornalista Gilvan Ribeiro encabeçou o projeto e conta toda a verdade sobre a trajetória pessoal e profissional com destaque para a dependência química de Casagrande. Porque até então, a história de Casagrande ainda não estava pronta para ser revelada.

Foram necessários processos terapêuticos, grandes perdas e uma depressão profunda para que a verdade viesse à tona.
O livro foi um marco e sucesso de vendas, estando presente durante semanas na lista dos mais vendidos do Brasil como não-ficção nas livrarias brasileiras.

De acordo com o jornalista Gilvan, “Demônios” foi totalmente devastador. “Contar a história de um grande atleta, recaídas com as drogas. Como conseguiu se recuperar, viver sem gatilhos e se estabilizar para viver”.

Amizade com Sócrates

Já o segundo livro, “Sócrates e Casagrande: uma história de amor”, mostra a relação do comentarista com Sócrates, que foi seu amigo e ídolo do Corinthians.

PUBLICIDADE

“Era um amor de amigos. Porque quando houve o rompimento e depois a reconciliação foram relevados os conflitos das personalidades bem diferentes entre os dois. Onde a real amizade prevaleceu”, destaca Ribeiro.

De acordo com Gilvan Ribeiro, Casagrande é muito democrático. E irrequieto. Busca sempre novas formas de canalizar suas ideias e sua criatividade. Um dos exemplos está sendo a produção cultural de espetáculos como “Adonirando”, que aconteceu no Teatro Municipal com o maestro João Carlos Martins com produção em menos de um mês.

LEIA MAIS:
10 curiosidades sobre a vida de Casagrande que talvez você não saiba