Home Futebol O Pitbull em Turim: Relembre a passagem de Felipe Melo pela Juventus

O Pitbull em Turim: Relembre a passagem de Felipe Melo pela Juventus

Vamos relembrar a passagem conturbada do brasileiro, ídolo do Galatasaray e atual capitão do Palmeiras, pela Juventus entre 2009 e 2011

Vinicius Fernandes Ribeiro
Economista e pós graduado em Auditoria. Falo sobre Futebol e Basquete. Histórico no jornalismo com matérias e entrevistas exclusivas, coberturas de eventos in loco e como setorista do São Paulo FC

Em junho de 2009, a Juventus confirmou oficialmente a contratação do volante Felipe Melo. A Vecchia Signora pagou, na época, € 25 milhões para a Fiorentina. Na Europa,  já tinha passado pelo futebol espanhol. Atuando pelo Racing Santander, entre 2005 e 2007, e pelo Almería, na temporada 2007/08. Em seguida, transferiu-se para a Fiorentina e se destacou na Serie A e despertou o interesse da Juventus.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJUTng3T1Q2VSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A primeira metade da temporada 2009-10 foi para esquecer, apesar de um bom inicio na Juve. Ele marcou seu primeiro gol contra a Roma na vitória por 3-1. Em dezembro, no Derby, ele foi expulso por uma cotovelada no atacante Mario Balotelli da Internazionale. O incidente provocou uma discussão entre seu companheiro de equipe Gianluigi Buffon e o meia da Inter Thiago Motta e ambos tiveram de ser separados por jogadores do Inter e da Juve.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Felipe Melo precisou de pouco tempo para conhecer a pressão que é defender a Juventus. Clube de maior torcida da Itália e principal detentor de títulos no país. O clube se tornou uma panela de pressão por causa do jejum de títulos e da vergonhosa passagem pela segunda divisão, provocada pelo escândalo de manipulação de resultados.

Em 2009,  foi eleito o pior jogador do país por uma rádio italiana. O “prêmio” veio acompanhado de críticas por conta do seu desempenho. Em resposta, o brasileiro respondeu que não levaria em consideração e que foi um dos melhores jogadores do Campeonato italiano.

Mais uma polêmica referente ao seu comportamento em campo foi na partida contra o Parma. Em 2011, a Juventus recebeu o Parma e foi goleado por 4×1. Aos 17 minutos, Felipe Melo foi expulso após agredir um rival com um chute no rosto, uma cena muito forte; confira abaixo.

Em entrevista para o UOL Esporte, o volante reconheceu que “foi um erro” sua passagem pela equipe de Turim e que deveria ter aceitado a proposta da Internazionale há muito tempo.
“A Juventus foi um erro, eu deveria ter ido para a Internazionale, onde teria vencido a Tríplice Coroa”, disse o volante.

PUBLICIDADE

Após a frustrante passagem pela Juve, o brasileiro foi para o Galatasaray, onde se tornou ídolo da torcida turca. Apesar de pregar respeito pela equipe mais vitoriosa do futebol italiano, Felipe Melo não perdeu a oportunidade de dar mais uma alfinetada no clube de Turim.
“Tive a satisfação de eliminar a Juventus da Liga dos Campeões jogando pelo Galatasaray”, disse o brasileiro.

Números pela Juventus

Jogos: 78 (3º clube pelo qual o jogador mais atuou)
Gols: 4
Assistências: 1
Cartões amarelo: 23
Cartões vermelhos: 3
O jogador não conquistou títulos coletivos e individuais pelo clube


LEIA MAIS

Você lembra quais brasileiros estavam no Milan na temporada 2010/11? Confira a lista

PUBLICIDADE

Os 10 documentários que todo amante de futebol deve assistir

Ao vivo: Confira os jogadores que estão curados e os que testaram positivo para Coronavírus